A Confederação Nacional de
Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil)
avaliam que este Dia dos Pais apresentou o pior resultado dos últimos três anos
em relação ao desempenho das vendas a prazo.
De acordo com nota divulgada nesta
segunda-feira, 12, as vendas a prazo cresceram 3 78% no período ante o ano
passado.
Em 2012, o crescimento tinha sido de 4,75% e ainda mais forte em anos
anteriores: 6,86% em 2011 e 10% em 2010. O resultado leva em conta as vendas
parceladas realizadas entre os dias 3 e 10 de agosto, ou seja, na semana que
antecedeu a data comemorativa.
"Alta dos juros e baixa
empregabilidade foram os responsáveis pela desaceleração do setor", cita
nota à imprensa da CNDL e SPC divulgada há pouco. Mas não houve surpresa.
Na
avaliação do presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, a retração no setor
já era esperada pela maioria dos comerciantes. "O cenário econômico é
desfavorável.
Os juros estão mais caros e o Brasil não cria tantos empregos
como nos últimos anos, o que é fundamental para aquecer o consumo interno. Além
disso, a inflação acima do centro da meta reduz o poder de compra do
brasileiro", disse Pellizzaro Junior.
Os produtos mais procurados neste
Dia dos Pais foram os itens de vestuário, perfumaria, calçados, bebidas e
artigos eletrônicos.
Fonte: Agência Estado

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