domingo, 21 de dezembro de 2014

Maioria das obras de mobilidade só em 2015

Ramal externo da Copa, em São Lourenço da Mata. (Foto: Clemilson Campos/Folha de Pernambuco)
Apesar da importância e os altos investimentos, a maioria as obras de mobilidade em Pernambuco previstas para este ano não serão entregues. Com um orçamento de R$ 1 bilhão, as intervenções prometiam melhorar o transporte público na Região Metropolitana do Recife (RMR). Algumas, como os corredores de BRT e o Ramal da Copa estavam previstas para serem entregues antes do Mundial realizado nos meses de junho julho passado. Mas ficaram para 2015. Entre as justificativas para o atraso, falta de liberação de recursos, problemas de contratação de serviços e as chuvas.

Os dois corredores do Bus Rapid Transit (BRT), os ramais Norte-Sul e Leste-Oeste, estão funcionando com menos da metade de capacidade da operação. Enquanto ramal que vai do Centro do Recife até Camaragibe só está operando com 11 estações as 26 previstas. O circuito que vai transportar passageiros da cidade de Abreu e Lima até o Centro do Recife só atua com oito módulos, entre Paulista e o Recife. No total, o corredor deverá ter 28 estações. Das 15 linhas previstas, só quatro vão fechar o ano circulando.

E mesmo as linhas em funcionamento ainda não estão beneficiando quem deveria. Quem mora no Centro de Camaragibe, por exemplo, vê o ônibus do BRT passar na porta e casa, mas não pode pegá-lo. “Se quiser ir de BRT para a cidade tenho que pegar um ônibus até o terminal. E lá, pegar o BRT. É passar duas vezes pelo mesmo local”, lamentou a doméstica Maria Cristina. Segundo a Secretaria das Cidades, as estações do novo modal serão entregues por etapas ao longo do primeiro semestre de 2015.

TERMINAIS
Ainda dentro do sistema de transporte público de passageiros, vários terminais integrados, previstos para esse ano, também tiveram as datas postergadas para 2015. Entre os espaços, alguns importantes para a própria operação do BRT, como os terminais da III e IV Perimetral e o de Abreu e Lima. O localizado entre a avenida Caxangá e a BR-101 segue com os serviços inacabados. Falta a colocação de toda a estrutura de cobertura.

Em estágio mais avançado está o outro terminal que fica na avenida Caxangá, no bairro do Cordeiro. Além desses, ainda faltam serem entregues os espaços da Joana Bezerra e Santa Luzia, no Recife, Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, todos prometidos para o final deste ano. Apenas o pequeno terminal Largo da Paz e o Cosme e Damião foram entregues este ano.

Outra intervenção de mobilidade que só deverá ficar completa em 2015 é o Ramal Externo da Copa, em São Lourenço da Mata. Parte das pistas de rolamento, entre o anel interno que contorna o estádio e a avenida Belmiro Correia, em Camaragibe, não foi finalizada. No circuito, uma ponte está pela metade. Em vez de quatro pistas, apenas duas foram concluídas a tempo do Mundial. Na última semana, operários estavam trabalhando na área. Mas é visível que ainda faltam muitos serviços.

Foto: Clemilson Campos/Folha de Pernambuco
IV Perimetral: Terminal importante para BRT em obras 

INTERVENÇÕES
Para o engenheiro civil e especialista em engenharia de tráfego Stênio Cuentro, as decisões do Governo foram equivocadas. “Foi projetado um grande programa de obras e ficou tudo inacabado. Intervenções mais baratas, como a Faixa Azul do Recife, deveriam ter tido mais prioridade. O volume maior de recursos poderiam ter sido investidos em metrô”, comentou.

Para o secretário executivo de Mobilidade da Secretaria das Cidades, Gustavo Gurgel, as obras concluídas foram suficientes para atender a operação da Copa do Mundo. “O BRT foi um sucesso com todos satisfeitos. Vamos entregar grande parte das estações dos dois corredores até o fim do ano. Após a conclusão de todas será feita a segregação das pistas”, afirmou. Gurgel acrescentou que os desafios do próximo governo são a finalização das obras do ramal externo em São Lourenço e as estações do BRT que serão construídas na avenida Belmiro Correia, que ainda dependem de desapropriações.

Blog da Folha 

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