Ramal externo da Copa, em São Lourenço da Mata. (Foto: Clemilson Campos/Folha de Pernambuco) |
Apesar da importância e os altos
investimentos, a maioria as obras de mobilidade em Pernambuco previstas para
este ano não serão entregues. Com um orçamento de R$ 1 bilhão, as intervenções
prometiam melhorar o transporte público na Região Metropolitana do Recife
(RMR). Algumas, como os corredores de BRT e o Ramal da Copa estavam previstas
para serem entregues antes do Mundial realizado nos meses de junho julho
passado. Mas ficaram para 2015. Entre as justificativas para o atraso, falta de
liberação de recursos, problemas de contratação de serviços e as chuvas.
Os dois corredores do Bus Rapid
Transit (BRT), os ramais Norte-Sul e Leste-Oeste, estão funcionando com menos
da metade de capacidade da operação. Enquanto ramal que vai do Centro do Recife
até Camaragibe só está operando com 11 estações as 26 previstas. O circuito que
vai transportar passageiros da cidade de Abreu e Lima até o Centro do Recife só
atua com oito módulos, entre Paulista e o Recife. No total, o corredor deverá
ter 28 estações. Das 15 linhas previstas, só quatro vão fechar o ano
circulando.
E mesmo as linhas em
funcionamento ainda não estão beneficiando quem deveria. Quem mora no Centro de
Camaragibe, por exemplo, vê o ônibus do BRT passar na porta e casa, mas não
pode pegá-lo. “Se quiser ir de BRT para a cidade tenho que pegar um ônibus até o
terminal. E lá, pegar o BRT. É passar duas vezes pelo mesmo local”, lamentou a
doméstica Maria Cristina. Segundo a Secretaria das Cidades, as estações do novo
modal serão entregues por etapas ao longo do primeiro semestre de 2015.
TERMINAIS
Ainda dentro do sistema de
transporte público de passageiros, vários terminais integrados, previstos para
esse ano, também tiveram as datas postergadas para 2015. Entre os espaços,
alguns importantes para a própria operação do BRT, como os terminais da III e
IV Perimetral e o de Abreu e Lima. O localizado entre a avenida Caxangá e a
BR-101 segue com os serviços inacabados. Falta a colocação de toda a estrutura
de cobertura.
Em estágio mais avançado está o
outro terminal que fica na avenida Caxangá, no bairro do Cordeiro. Além desses,
ainda faltam serem entregues os espaços da Joana Bezerra e Santa Luzia, no
Recife, Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, todos prometidos para o final
deste ano. Apenas o pequeno terminal Largo da Paz e o Cosme e Damião foram
entregues este ano.
Outra intervenção de mobilidade
que só deverá ficar completa em 2015 é o Ramal Externo da Copa, em São Lourenço
da Mata. Parte das pistas de rolamento, entre o anel interno que contorna o
estádio e a avenida Belmiro Correia, em Camaragibe, não foi finalizada. No
circuito, uma ponte está pela metade. Em vez de quatro pistas, apenas duas
foram concluídas a tempo do Mundial. Na última semana, operários estavam
trabalhando na área. Mas é visível que ainda faltam muitos serviços.
Foto: Clemilson Campos/Folha de Pernambuco |
IV Perimetral: Terminal
importante para BRT em obras
INTERVENÇÕES
Para o engenheiro civil e
especialista em engenharia de tráfego Stênio Cuentro, as decisões do Governo
foram equivocadas. “Foi projetado um grande programa de obras e ficou tudo
inacabado. Intervenções mais baratas, como a Faixa Azul do Recife, deveriam ter
tido mais prioridade. O volume maior de recursos poderiam ter sido investidos
em metrô”, comentou.
Para o secretário executivo de
Mobilidade da Secretaria das Cidades, Gustavo Gurgel, as obras concluídas foram
suficientes para atender a operação da Copa do Mundo. “O BRT foi um sucesso com
todos satisfeitos. Vamos entregar grande parte das estações dos dois corredores
até o fim do ano. Após a conclusão de todas será feita a segregação das
pistas”, afirmou. Gurgel acrescentou que os desafios do próximo governo são a
finalização das obras do ramal externo em São Lourenço e as estações do BRT que
serão construídas na avenida Belmiro Correia, que ainda dependem de desapropriações.
Blog da Folha
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