sábado, 17 de setembro de 2011

Arena da Copa deve atingir 30% de sua construção até o fim do ano


Por Lara Holanda
A 1000 dias da Copa de 2014, o Estado se prepara para receber alguns dos jogos. Além dos estádios onde acontecerão os jogos da Copa de 2014 – Arena Pernambuco e Arena Indoor -, São Lourenço da Mata vai receber a primeira smart city (cidade inteligente, em inglês) do Brasil – uma cidade planejada que deve se tornar referência no uso de tecnologia na implantação e manutenção de sistemas de segurança pública, de gerenciamento de energia e uso de serviços conectados – com um complexo formado por áreas residenciais, empresariais e comerciais, hotéis, câmpus universitário, centro de convenções, cinema e teatro. A primeira etapa, que será entregue até 2014, tem um orçamento de R$ 1,33 bilhão.
Dividido em quatro fases, o empreendimento é feito pela Odebrecht Participações e Investimentos (OPI), que contratou a americana Aecom e a AEG Development para desenvolver o masterplan da cidade planejada, que vai ocupar 240 hectares. Para se ter ideia da dimensão do terreno, é o equivalente a 300 campos oficiais de futebol. Confira abaixo a entrevista com o engenheiro do Consórcio Arena Pernambuco, Jayro Poggi, sobre o andamento das obras:
 
PE Investimento – Com 1000 dias para a Copa do Mundo de 2014, a Arena Pernambuco está em que etapa de sua construção?
JAYRO POGGI - Estamos com 14% de avanço de obra física, registrado até o mês de agosto, constando de 100% da terraplenagem da área da arena,  59% das fundações, 6% de estrutura e 8% de instalações em andamento. Em breve, o estádio começará a sair do chão. Com isso, o cronograma segue o prazo acordado com o Governo do Estado, com entrega para dezembro de 2012.
PI – Até o final do ano, o estádio deve chegar a quantos por cento de construção?
JP - Até o final deste ano temos uma perspectiva de atingir em torno de 30%.
PI – Hoje, temos quantos trabalhadores na obra? Esse número deve aumentar?
JP - Desde o final da terraplanagem, a obra segue um paralelismo de fases muito grande, e o contingente de funcionários é dinâmico. Em janeiro, a construção provavelmente atingirá o seu pico com 2.100 pessoas. No momento, temos 224 equipamentos, leves e pesados, e outras máquinas estão previstas, como guindastes e gruas.
Confira também o artigo especial para o blog PE Investimento: Uso das marcas da Copa do Mundo 2014, da Consultora de Marcas Gisela Peres.
PE Investimentos

Nenhum comentário: