sábado, 17 de setembro de 2011

O jeans do deputado Tiririca é o ti-ti-ti do Congresso

Do R7
Quem trabalha no ambiente corporativo já sabe: para não fazer feio, é bom adotar o chamado “passeio completo” que, em linhas gerais, é o conjunto terno, camisa e gravata, para os homens, e o tailleur ou vestido, para as mulheres. A dica vale para o Congresso também, mas com uma diferença importante: lá, quem foge à regra pode até ser barrado na porta.
Não foi o que aconteceu com o deputado federal e humorista Tiririca (PR-SP), que nos últimos dias decidiu trocar a calça de alfaiataria por uma calça jeans. Como na Câmara a recomendação não é uma regra por escrito, o parlamentar não sofreu nenhuma represália – só chamou a atenção. Mas se isso tivesse ocorrido no Senado, o problema seria muito maior, pois o uso do passeio completo é uma obrigação registrada em papel nesta Casa – onde as mulheres só puderam trocar as saias pelas calças sociais em 1997.
A Mesa Diretora e o departamento responsável pelo cerimonial da Câmara explicaram que as dicas para o guarda-roupa dos parlamentares nunca constaram em regimento interno. Entretanto, algumas normas são vistas como “lei” na Casa, como a obrigatoriedade do uso da gravata e do blazer – sem os quais não é permitido entrar no plenário –, e a proibição das bermudas – o maior “vilão” contra o estilo do Legislativo.
Para a consultora de moda e pesquisadora de comportamento Andreia Mirón, professora da Faculdade Santa Marcelina, de São Paulo, a escolha de Tiririca pelo jeans foi uma “gafe protocolar”, mas que pode aproximá-lo ainda mais de seus 1,3 milhão de eleitores. Leia mais
 

2 comentários:

Anônimo disse...

Parece uma piada as críticas em cima da calça que Tiririca usou. Com tantas coisas importantes, urgentes e emergenciais, assolando o Brasil, eles estão preocupados com uma calça? Ora, façam-me um favor!!! Porque não se preocupam com a corrupção que assombra e envergonha o país? Porque não se preocupam em cassar mandatos de políticos com fichas sujas, com os recebedores de propinas, com os donos de empreiteiras ligadas aos partidos políticos, com os desvios de verbas em benefícios próprios, etc., etc., etc.? Gente 2012 já se aproxima, sejamos mais conscientes quanto à escolha dos nossos representantes. Cada um tem o representante que merece! Walkíria Araújo.

Thiago Bezerra disse...

Walkíria Araújo seu comentario foi perfeito ao invés de se preocupar com a roupra que o político usa devenos nos preocupar com quem vamoss eleger nas proximas eleções.
grande abraço