terça-feira, 19 de julho de 2011

Carteiros aderem à luta contra a dengue e distribuem panfletos informativos


Da Redação do pe360graus.com
Fotos: Reprodução/TV Globo

Pernambuco terá 1,6 mil novos aliados no combate à dengue. São os carteiros, que, nesta semana, vão orientar a população sobre a prevenção à doença. Os profissionais responsáveis por entregar as correspondências vão deixar de lado o uniforme tradicional e usar camisas da campanha e distribuir panfletos informativos.

O carteiro Evaldo José conta como será feita a abordagem junto à população no momento de entregar as correspondências. “Entregamos os panfletos, pois todos os carteiros convencionados estarão com eles em mãos para que a população tenha consciência da problemática. Nesses panfletos, tem as soluções preventivas. Com orgulho, eu abraço essa causa, porque não só eu sou a vítima, mas meus filhos, meus vizinhos e todas as pessoas”, diz.


Na agência central dos Correios, que fica no Centro do Recife, foi montado um minilaboratório para mostrar como o mosquito da dengue se desenvolve. A coordenadora do combate à dengue no Estado, Claudenice Pontes, explica as diferenças entre o mosquito transmissor da dengue e a muriçoca

“O Aedes [aegypti] tem as patas brancas e pretas e é mais escuro. Então, tem que ter uma boa percepção. Mas a gente consegue visualizar isso na casa pelo seu habitat. Ele fica mais no período da manhã e no final da tarde”, afirma.

REDUÇÃO NO NÚMERO DE CASOS


De acordo com a Secretaria de Saúde de Pernambuco, o número de casos da dengue no Estado em 2011 diminuiu quando comparado com os dados referentes ao mesmo período em 2010. “Até este mês [julho] do ano passado, nós tínhamos 41 mil casos notificados. Este ano, temos 25 mil casos, o que determina uma diminuição de 38,98%. Mas sabemos que a dengue só vai ser erradicada quando tivermos 100% de saneamento, 100% de água potável. Então, o fundamental é a prevenção. Nesse mesmo período no ano passado, nós tivemos 17 casos de óbito por dengue confirmados. Neste ano, foram três casos, então foi uma diminuição bastante significativa de 400%”, afirma Antônio Carlos Figueira.

Ele explica por que este período de chuvas é ainda mais preocupante no que se refere à doença. “É quando o mosquito [transmissor da dengue] encontra as condições ideais: água acumulada em diversas áreas. Então, a dengue é uma questão de saúde pública, o Estado tem a sua responsabilidade, mas é uma luta de toda a sociedade pernambucana”, diz.

O secretário de Saúde de Pernambuco enumera alguns sintomas da dengue: “Febre alta durante uma semana, dor muscular, dor nas articulações, dor de cabeça, dor nos olhos e falta de apetite são os sintomas clássicos. Se aparecer dor abdominal e sangramento de gengiva, que são os casos mais graves, a pessoa deve procurar as unidades de referência”.


DICAS DE COMBATE À DENGUE

Além de colocar areia nos pratos dos vasos de plantas e de tampar a caixa d’água, tonéis e demais depósitos com água, existem outras pequenas ações diárias que podem ajudar a combater os focos do mosquito da dengue. Confira algumas dicas:

- Guardar garrafas e baldes vazios de cabeça para baixo.
 

- Deixar a tampa de vasos sanitários sempre fechada.

- Lavar bem o suporte de água mineral na hora da troca.

- Lavar a vasilha de comida dos animais, pelo menos, uma vez por semana com bucha, sabão e água corrente.

- Fechar bem sacos plásticos e manter a lixeira fechada.

- Conferir se todos os ralos da casa estão desentupidos e, se não estiver usando-os, deixá-los fechados.


Ele ensina o que fazer se larvas do mosquito transmissor da dengue forem encontradas em um vaso de planta por exemplo. “Tem que utilizar uma escova e tirar toda a larva. E não jogar no esgoto, pois assim os ovos vão permanecer ainda com vida. Tem que colocar em uma areia seca e deixar ali até o seu final”, conta o carteiro.


O secretário de Saúde de Pernambuco, Antônio Carlos Figueira, comemora essa participação dos carteiros na luta contra a dengue no Estado. “Cerca de 90% dos focos são intra-domiciliares, daí a fundamental participação dos carteiros, que são os profissionais que tem uma respeitabilidade e uma credibilidade muito grandes junto à população”, diz.



Nenhum comentário: