sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

HÁ 107 ANOS EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, ERA INAUGURADO O MONUMENTO DO ANJO DA VITÓRIA






ORIGEM DA ESTATUA DO ANJO

A estátua de ferro que representa o Anjo Gabriel segurando a trombeta possui 2.20 metros de altura e foi encontrada próxima ao Recife, após um naufrágio de um navio de bandeira americana, em 1878. A peça foi leiloada e comprada pelo então tenente-coronel da Guarda Nacional Belmiro da Silveira Lins, o Barão da Escada, que a repassou para o primeiro Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Luís Raimundo da Silva Brito. 

BELMIRO DA SILVEIRA LINS, O BARÃO DA ESCADA(FOTO FUNDARJ)
O arcebispo resolveu doar o monumento do anjo para homenagear a vitória na Batalha das Tabocas.

HOMENAGEM AOS HERÓIS DA BATALHA DAS TABOCAS

DOM LUÍS RAIMUNDO DA SILVA BRITO (FOTO INSTITUTO ARQUEOLOGICO)
Em 22 de setembro de 1902, escreveu para Vitória de Santo Antão, o Bispo de Olinda, D. Luís Raimundo da Silva Brito, avisando sobre uma visita pastoral.
Trecho da carta: “Concitamos este generoso povo a perpetuar, no campo das Tabocas, a Vitória alcançada pelos pernambucanos sobre os holandeses, idéia que foi delirantemente abraçada, esperamos  ter de ser realizado o levantamento desse ideal patriótico”.


Sua inauguração é narrada na edição de 05 de fevereiro de 1905 pelo DIÁRIO DE PERNAMBUCO:

“VICTÓRIA- No dia 27 de janeiro de 1905, aniversário da capitulação dos holandeses, na guerra com os pernambucanos no século XVII, teve lugar, nesta cidade, a inauguração do monumento que os vitorienses, por iniciativa do Exmo. Snr. Dom Luís de Brito, bispo de Olinda, levantaram para comemorar a célebre batalha travada no MONTES DAS TABOCAS, neste município, em 03 de agosto de 1645, cuja vitória coube aos pernambucanos e que foi o início da gloriosa campanha que teve o fim do domínio holandês em nossa terra.

Às 09:30h chega a estação ferroviária D. Luís de Brito recebido festivamente pelas autoridades municipais, a grande massa de populares e da BANDA MUSICAL MELLO VERÇOSA.

ANTÔNIO DE MELLO VERÇOSA
ANTÔNIO DE MELLO VERÇOSA QUE SE TORNARIA PREFEITO EM 1907 DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO E GRANDE ENTUSIASTA DA MUSICA QUE MANDAVA TRAZER INSTRUMENTOS MUSICAIS PARA A JUVENTUDE.

Dr. PRIMITIVO DE MIRANDA
Da estação foram para a casa do Dr. Primitivo de Miranda, juiz de direito, que muito contribuiu para a obra.

 CÔNEGO BERNARDO DE CARVALHO ANDRADE (FOTO  FUNDARJ)
Às 17:00h realizou-se a inauguração do monumento, constando a cerimônia da bênção    pelo Sr. bispo, junto com o Pe Cônego Bernardo de Carvalho Andrade.

PREFEITO HENRIQUE LINS
Depois do seu discurso o bispo entrega ao prefeito Dr. Henrique Lins, a obra concluída. Às 18:00h começa uma Kermesse  promovida pela comissão construtora do monumento, a qual correu sempre muito animada, tendo a ela comparecido gentilmente Dom Luís.


Segundo o grande cronista MANOEL DE HOLANDA ex- prefeito a festa nesse dia contou ainda com esses acontecimentos:

MANOEL DE HOLANDA CAVALCANTI
MANOEL DE HOLANDA

Houve uma grande girândola armadas em torno do monumento e soltas quando o mesmo inaugurado iam desde a estação ferroviária até a extremidade da PRAÇA AMBRÓSIO MACHADO, em frente à igreja do Livramento.
                                      
ALGUMAS CURIOSIDADES


O monumento que se acha erigido na PRAÇA DR. AMBRÓSIO MACHADO, em frente ao edifício do Conselho Municipal (hoje Câmara Municipal), consta de uma elegante coluna oitava, de alvenaria, e encimada por uma estátua de ferro, representando o ANJO DA VITÓRIA;
A coluna mede da base ao pedestal 5metros e 80, e a estátua de ferro, representando o anjo mede 2m e 80 cm;

A PRAÇA AMBRÓSIO MACHADO era a noite iluminada com acetileno e muito adornada;

Cobrindo a estátua estava uma cortina que a velava e na ocasião da bênção foram puxadas pelos senhores HENRIQUE LINS (PREFEITO) E FRANCISCO DE CARVALHO GONÇALVES DA ROCHA (PRESIDENTE DA COMISSÃO PROMOTORA);
No início dos trabalhos foi cogitado que o monumento foi erguido no MONTE DAS TABOCAS, mas logo a idéia foi esquecida por falta de segurança;

Há uma lenda muito antiga sobre esse anjo contado pelos mais velhos minha vó dizia que no dia que o anjo tocasse a trombeta o mundo acabaria;

AMBRÓSIO MACHADO DA CUNHA CAVALCANTI (FOTO FUNDARJ)
Todo mundo hoje conhece essa praça como PRAÇA DO ANJO mais um dia se chamou PRAÇA AMBRÓSIO MACHADO uma das vitimas da Hecatombe que ocorreu na igreja de NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS. O mesmo levou um tiro e foi apunhalado pelas costas, sobreviveu e anos mais tarde se tornaria Governador de Pernambuco.

Infelizmente os monumentos da Vitória de Santo Antão precisam ser mais cuidados, quase todos precisam de reformas e de um trabalho de educação voltado ao respeito aos monumentos históricos do nosso município.

“Não se respeita o que não se conhece”, quem sabe um dia na grade curricular tenha um componente curricular tipo HISTÓRIA DA VITORIA DE SANTO ANTÃO. O Instituto Histórico e Geográfico fez a sua parte ao elaborar e publicar o livro didático História da Vitória de Santo Antão, que possivelmente será utilizado pelas escolas da Rede Pública Municipal ainda esse ano.

Fonte: ARAGÃO, José. História da Vitória de Santo Antão-2 volume.
Biblioteca pernambucana de história municipal.
Recife, 1983.

Professor Johnny Retamero de Lemos.

3 comentários:

Manoel Carlos disse...

vejam o absurdo: uma obra belíssima,a mas clássica de nossa cidade não pode ser fotografada, pois vários fio de energia passam ou em cima ou de lado da estatua. só nessa terra de medíocres isso acontece.

Anônimo disse...

Oi Manoel Carlos, tudo bem?
Não acredto que o mais gritante desta praça e de outras em Vitória e tantas outras cidades, seja as várias fiações elétricas, atrapalhando uma fotografia, atrapalhando a visão geral das imagens inseridas nas praças e em particular o Anjo em questão.
Na verdade o que eu considero, de fato, gritante são três aspectos fundamentais:
1º O desconhecimento de 70%,80% da população em relação a representação de uma determinada estátua e/ou monumento inserido em determinada praça;
2º A má ou a não conservação por parte dos órgãos públicos responsáveis pela manutenção preventiva, sinalização, iluminação, guardas municipais,etc;
3º Atrelada também a má e/ou falta de educação de uns poucos cidadãos quando pixam, quebram, deixam de preservar ou insistem em sujar as praças e as ruas com o velho e fétido pensamento de que: "Se eu não sujar, quem vai garantir o emprego dos garis?"
Estive em tua cidade ano passado e fiquei boquiaberta com as pixações, a falta de um pé e com uma garrafa de whisky na mão do Índio nesta mesma praça que conta uma parte da história local e que teve reflexo em todo o Estado com a expulsão dos holandeses.
A praça é bonita e historicamente rica, porém, está mal cuidada e a questão não é pontual, virou meio que uma realidade visível a olho nú, infelizmente!
E o pior é que não é um problema local, em várias cidades também acontecem essas sujeiras. Espero que não façam o mesmo com a Praça da Matriz que ficou muito bonita e para as famílias, principalmente nas tardes dominicais! Um abraço! Walkíria Araújo.

Anônimo disse...

o índio é um péssimo modelo de índio brasileiro.
mas parece um índio norte americano.