sexta-feira, 2 de março de 2012

GIRO DE NOTÍCIAS III

- Brasil lidera homicídios no continente
- Contra infidelidade, salário de indonésios é depositado na conta de suas esposas
- Dilma defende coalizão forte para governar

 
- Petrobras vai oferecer 11 mil vagas em cursos gratuitos de petróleo e gás
- Jovem Pan critica Globo por pedir 'quantia faraônica' por Copa
- Lei que bonifica agente de trânsito por multas aplicadas causa polêmica em João Pessoa


concurseirosolitario.blogspot.com

BRASIL LIDERA HOMICÍDIOS NO CONTINENTE  -  Fonte: AFP

O Brasil é o país com maior índice de homicídios dolosos do continente, à frente de Colômbia, México e Estados Unidos, revela o Observatório de Segurança da OEA em seu relatório sobre o crime no hemisfério, publicado nesta sexta-feira na capital mexicana.

O órgão da Organização dos Estados Americanos (OEA) destaca que em toda a região ocorreram 154.836 homicídios em 2010, com média diária de 424 registros ou 17 a cada hora. Deste total, 75% foram cometidos com armas de fogo. O Brasil lidera os casos de homicídio doloso, com 40.974 assassinatos em 2010 para uma população de 190 milhões de habitantes.

Em segundo lugar aparece a Colômbia, com 29.324 homicídios para uma população de 46 milhões de habitantes; seguida por México, com 20.585 entre 112 milhões, e Estados Unidos, com 14.159 assassinatos para uma população de 308 milhões.



A Venezuela aparece na quinta posição no ranking de assassinatos, mas suas cifras correspondem ao ano de 2009, quando ocorreram 13.986 homicídios dolosos em uma população de 27 milhões de habitantes.

Os dados foram entregues durante a reunião hemisférica de autoridades judiciais convocada pela OEA para analisar a ameaça do crime organizado no continente, considerada a região mais violenta do planeta.



CONTRA INFIDELIDADE, SALÁRIO DE INDONÉSIOS É DEPOSITADO NA CONTA DE SUAS ESPOSAS  -  Do AFP
As autoridades de uma província indonésia depositam a partir de agora o salário de seus funcionários na conta de suas esposas, com o objetivo de lutar contra a infidelidade de seus maridos, informaram nesta sexta-feira (2) fontes policiais.
"Os homens em geral não são capazes de se controlar se têm muito dinheiro com eles", explicou Rifly Katili, porta-voz das autoridades de Gorontalo, nas Célebes do Norte, uma província do nordeste da Indonésia.
"Estou convencido de que (esta medida) vai eliminar qualquer possibilidade de uma aventura extraconjugal", acrescentou para justificar a decisão da região de depositar o salário de seus 3.200 funcionários homens na conta de suas esposas.
A iniciativa foi instaurada na base do voluntariado, e cerca de 90% dos funcionários aceitaram a proposta, indicou o porta-voz. A medida também é consequência da queixa de várias esposas que indicavam não saber quanto seus maridos ganhavam, explicou.



DILMA DEFENDE COALIZÃO FORTE PARA GOVERNAR  -  Da Agência Estado
Em meio à pressão da base governista rebelada contra o apoio do Palácio do Planalto ao PT nas eleições municipais, a presidente Dilma Rousseff defendeu nesta sexta-feira (2) uma "coalizão forte" para promover mudanças no País, durante cerimônia de posse do novo ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella.
Dilma se aconselhou ontem com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e adiou mudanças nos ministérios por mais uma semana. Durante a conversa, que durou aproximadamente três horas, a presidente e seu padrinho mostraram preocupação com o racha na base aliada do governo e com as dificuldades para agregar apoio em torno da candidatura do petista Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo.
"Ao chegar ao governo, o presidente tem o dever de governar para todos, inclusive para aqueles que não votaram nele. Um presidente ou presidenta tem obrigação para o conjunto da nação. E, ao mesmo tempo, se apoia numa coalizão de partidos", discursou Dilma.
Para a presidente, a entrada de Marcelo Crivella no Ministério da Pesca e Aquicultura simboliza o "reconhecimento do papel do partido republicano brasileiro nessa grande coalizão que nos ajuda a governar".




PETROBRAS VAI OFERECER 11 MIL VAGAS EM CURSOS GRATUITOS DE PETRÓLEO E GÁS  -  Da Agência Brasil

A Petrobras vai oferecer este ano 11 mil vagas para cursos gratuitos dentro do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp). As inscrições começam no próximo dia 7 e vão até 12 de abril.

Haverá cursos em 14 estados, abrangendo todos os níveis de escolaridade. Segundo a empresa, 60% das vagas são referentes a níveis básicos de estudo. O anúncio oficial do 6º ciclo do Prominp será feito na próxima segunda-feira (5) pela presidenta da estatal, Maria das Graças Foster, quando haverá o detalhamento das condições para se concorrer às vagas.

O objetivo dos cursos oferecidos pela Petrobras é qualificar mão de obra nacional para suprir a demanda por trabalhadores nos setores de petróleo e gás, que devem absorver um número cada vez maior de profissionais nos próximos anos.






JOVEM PAN CRITICA GLOBO POR PEDIR 'QUANTIA FARAÔNICA' POR COPA  -  Folhapress (Folha Online)

A rádio Jovem Pan AM começou a veicular esta semana um anúncio institucional no qual critica a Globo pelo valor que a emissora pediu a cada rádio interessada em transmitir a Copa 2014.

"A faraônica quantia (exigida pela Globo) fica em US$ 850 mil, por emissora (...) para que as rádios brasileiras, que vivem com real, possam estar presentes e transmitir a Copa do Mundo", protesta a Pan no anúncio.

A peça publicitária ainda especula se a Globo não estaria exigindo tanto apenas para que outras emissoras possam lhe fazer frente. A Globo é dona dos direitos das Copas de 2014, 2018 e 2022, essas duas últimas anunciadas esta semana --o que surpreendeu a Record, que sonhava competir pelos direitos, já que é única dona das Olimpíadas de Londres este ano.






LEI QUE BONIFICA AGENTE DE TRÂNSITO POR MULTAS APLICADAS CAUSA POLÊMICA EM JOÃO PESSOA  -  NE10/ Paraíba

Após a repercussão negativa do anúncio dos bônus concedidos aos agentes de trânsito por cada multa aplicada, a Prefeitura de João Pessoa (PMPJ) divulgou, nesta sexta-feira (1º), que o agente que resolver problemas no trânsito sem precisar penalizar o condutor receberá o dobro do previsto pela aplicação da multa.

Por causa de um decreto publicado no Semanário Oficial da Prefeitura, em vigor desde 11 de fevereiro, mas com efeito retroativo desde o dia 1º, o profissional que multar mais terá um salário maior no final do mês. A publicação, de número 7.474, define critérios para a concessão de gratificações da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob), antiga Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans). Ela estabelece uma política de pontos, em um limite fixado em 80, para os profissionais de fiscalização do trânsito. Cada multa aplicada gera um ponto para o agente que a efetuou e cada ponto corresponde a 1% do valor do salário desse funcionário.

De acordo com a Prefeitura, o decreto não proporcionaria uma indústria de multas, pois tem como objetivo "oferecer ao agente de trânsito uma gratificação ao atingir certas metas, que incluem assiduidade ao trabalho, pontualidade, permanência no posto de trabalho e resolução de problemas no trânsito sem multar". Para o superintendente de Mobilidade Urbana (Semob), Nilton Pereira de Andrade, rotular a Gratificação de Desempenho em Fiscalização como uma ferramenta para promover 'Indústria de multa' é, na verdade, distorcer a realidade dos fatos.

Segundo ele, em 2011 a média mensal de infrações feitas pela Semob foi de 35 autuações por agente. "Portanto, se por acaso o agente quisesse, ao contrário do que determina o órgão, atingir a pontuação máxima só com autuação de infrações, ele precisaria fazer menos autuações do que se fez em média o ano passado. Já o critério para aplicação de multas só premia com 30 pontos”, explicou o superintendente.

Nenhum comentário: