sexta-feira, 27 de julho de 2012

Embaixadora do turismo registra em vídeo o que Gravatá tem de mais especial


Do Pernambuco.com

Registrar as belezas de Gravatá, a porta de entrada do Agreste pernambucano, não é tarefa fácil: são muitas as opções na cidade conhecida pelos chalés em estilo suíço, fazendas de flores, cachoeiras, restaurantes de alta gastronomia, polo moveleiro e centro de compras variadas e requintadas.

Vencedora do concurso de produção textual do projeto Embaixador do Turismo no município, a aluna Bianca Cristina Oliveira da Silva, do EREM de Gravatá, está se desdobrando para revelar os encantos da sua cidade e mostrar o que ela tem de mais especial.

Com a câmera que ganhou como primeira parte da premiação, Bianca já se pôs em ação, e flagrou várias atrações do município. Foi à Rua Duarte Coelho, onde se encontra o polo moveleiro, e registrou as peças em madeira rústica e design artesanal, produzidas por marceneiros da cidade. Na antiga estação ferroviária, transformada na Casa do Artesão, a estudante também filmou a riqueza do artesanato local, sua variedade e originalidade.

Outro destaque do vídeo foi o Alto do Cruzeiro, cujo acesso pode ser feito de carro ou pela escada da felicidade, que tem 365 degraus. No topo do morro, fica a Capela do Cristo Rei, erguida em 1945. Do local, a estudante captou o lindo pôr do sol e a vista de toda a região. “É um lugar mágico”, destacou Bianca, que continua trabalhando na preparação do vídeo e que promete mostrar o que Gravatá tem de mais bonito.

PRAZO - A etapa de elaboração de roteiros de vídeo e captação de imagens é obrigatória no Embaixador do Turismo. O prazo para entrega do material para a organização do projeto termina nesta sexta-feira, dia 27. Os vídeos devem ter duração total de, no mínimo, 10 e, no máximo, 15 minutos. O regulamento e outros materiais de apoio podem ser encontrados na área restrita do site do projeto, www.embaixadordoturismo.com.br, com acesso exclusivo para os alunos selecionados. A edição do material enviado será feita por uma equipe técnica.


Ao final dessa temporada de trabalho, os filmes serão exibidos em um evento previsto para a cidade de Gravatá, nos dias 24 e 25 de agosto, quando os jovens serão reconhecidos como embaixadores do turismo. Durante o encontro, os vencedores participarão de oficina sobre aspectos importantes para o desenvolvimento turístico do estado. E ainda farão um passeio turístico pelos principais pontos de Recife e Olinda.

PROJETO - O projeto Embaixador do Turismo é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Turismo, Empetur e Fundação Assis Chateaubriand, com apoio da Secretaria de Educação. A iniciativa é o braço pedagógico do projeto Revelando Pernambuco e se destina a alunos de 2º ano do ensino médio de escolas públicas estaduais de 25 municípios pernambucanos: Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Belém do São Francisco, Caruaru, Fernando de Noronha, Itamaracá, Ipojuca, Garanhuns, Gravatá, Nazaré da Mata, Olinda, Paulista, Petrolândia, Petrolina, Recife, Salgadinho, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, São José do Egito, Serra Talhada, Taquaritinga do Norte e Triunfo.

Realizado de 11 a 15 de junho, o concurso de produção textual do projeto contou com cerca de 4,7 mil estudantes inscritos. Clique aqui e confira os nomes dos 25 selecionados. Os alunos foram premiados em 11 de julho com uma câmera fotográfica e terão que filmar atrativos turísticos de seus municípios, a fim de despertar o interesse de visitantes.

Nenhum comentário: