sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Estão abertas as incrições para seleção de projetos do Petrobras Cultural



As inscrições para a seleção pública de projetos culturais da Petrobras Cultural foram lançadas no fim da manhã desta sexta-feira no edifício sede da empresa no Rio de Janeiro. O anúncio do lançamento contou com a presença da ministra de Cultura, Ana de Hollanda, e do diretor de Engenharia, Tecnologia e Materiais, José Antônio de Figuereido, que representou a ministra Graça Foster.

O programa vai destinar R$ 67 milhões para projetos de todo o país em onze áreas culturais, dentro das linhas: preservação e memória e produção e difusão. As inscrições podem ser feitas a partir de hoje e seguem até 1º de novembro, pelo site da empresa.

A edição de 2012 do Petrobras Cultural contará com algumas novidades. Foram criadas duas novas áreas de seleção: circulação de exposições e apoio a artista, grupos ou redes musicais. Outra mudança foi o aumento do período de patrocínio a manutenção de grupos, companhias de teatro e de companhias de dança para três anos. Na seleção pública de apoio a artistas, grupos ou redes musicais o período de patrocínio será de dois anos. No caso de artistas ou grupos de música brasileira o objetivo é a realização de um projeto inédito, com turnê e gravação de material original em estúdio ou ao vivo.

As comissões de análise técnica da seleção pública Petrobras Cultural são formadas por profissionais que atuam diretamentee nos setores contemplados pelo programa. A comissão inclue realizadores, pesquisadores, críticos, curadores e acadêmicos, entre outros. A composição dela é renovada a cada ano e busca atender a maior diversidade possível de perfis para os julgamentos do proejtos, que são selecionados por seu mérito qualitativo.

A ação extraordinária Petrobras/Ministério da Cultura marca a continuidade da parceria iniciada em 2003 na realização de editais de seleção pública e projetos estruturantes.

O edital contempla também formento as culturas indígenas, identidades, povos, comunidades tradicionais, culturas ciganas e LGBT, cultura viva-mulher e revista de história da Biblioteca Nacional.

Diario de Pernambuco

Nenhum comentário: