terça-feira, 30 de julho de 2013

Blog do Magno Martins: coluna da terça-feira

 FREIRE SAI DERROTADO - PPS e PMN, finalmente, jogaram a toalha. Não será possível a fusão das duas legendas para criação da MD – Mobilização Democrática. Sai derrotado o presidente nacional do PPS, Roberto Freire, que batalhou efetivamente para o seu partido encontrar uma isca de crescimento efetivo e com isso virar atrativo para políticos inconformados nas suas atuais legendas.

No plano nacional, de imediato quem sai perdendo também é o ex-governador José Serra, de São Paulo, que esperava contar com a fusão para viabilizar sua migração do PSDB para outra legenda.

Pré-candidato ao Planalto, o governador Eduardo Campos também se frustra, porque tão logo a fusão foi anunciada Freire e os principais dirigentes do PMN acenaram em apoio ao seu nome. Freire chegou a dizer que mais de 70% dos deputados do MD estavam simpáticos ao projeto nacional de Eduardo.

Vários fatores contribuíram para o desfecho negativo da fusão, mas a consulta que um dos partidos da base fez ao TSE questionando a legalidade de um novo partido originário da fusão, até o momento sem resposta por parte daquela corte, deixou deputados com uma pulga atrás da orelha.

Pairou a desconfiança de que a fusão era um tiro no escuro e por isso mesmo não houve uma correria de filiações como se esperava. A derrota de Freire e do PMN representa, consequentemente, uma vitória do Governo.

Que deve mirar agora sua metralhadora em direção à Marina Silva, para impedir que viabilize igualmente a sua Rede Sustentabilidade. Marina que se cuide, pois o tempo voa e seu prazo se expira em outubro. Se até lá, ela não criar a Rede terá que se abrigar em outra legenda se quiser de fato disputar à Presidência da República.                                                            

EXEMPLO DE FIDELIDADE – O presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchôa (PDT), garante que não existe a menor possibilidade do deputado Tony Gel deixar o DEM e migrar para o PTB em apoio à candidatura do senador Armando Monteiro Neto (PTB). “Nunca vi um político com maior grau de fidelidade do que Tony Gel. Veja que ele foi para a forca no primeiro e segundo turnos com Mendonça Filho. Precisa dizer mais alguma coisa?”, observou.

O PT MUDOU – O PT pernambucano está mais flexível. Ficou para trás o tempo em que para comandar o partido o pré-requisito básico era perfil de militante histórico. A corrente de Humberto Costa e João Paulo quer bancar o nome de Bruno Ribeiro, ex-assessor da TIM e atual assessor de Humberto. Sem uma folha de serviço, portanto, prestada ao partido.




EMPATE TÉCNICO – Conforme já foi levantado pelo Instituto Opinião em Arcoverde, em Afogados da Ingazeira Dilma e Eduardo também aparecem empatados na corrida presidencial. O governador aparece com 34,3% contra 30,4% da presidente, enquanto José Serra, em terceiro, tem 7% e Marina, em quarto, 4,8%. Em último, o tucano Aécio Neves, tem apenas 1,5%.

ARMANDO LIDERA – Já para o Governo do Estado, se repetem praticamente os mesmos percentuais de Arcoverde: o senador Armando Monteiro Neto (PTB) lidera com 24,5% das intenções de voto, em segundo aparece João Paulo (PT) com 6,5% e João Lyra Neto vem em seguida com 3,5%. Já o ministro Fernando Bezerra tem 2,8% e Júlio Lóssio (PMDB) 1%.

SAI FEDERAL – Aliado histórico, militante por cerca de 30 anos nos quadros do PDT, o empresário Kiko Beltrão rompeu com o prefeito de Caruaru, José Queiroz, e será candidato a deputado federal para bater de frente com o deputado Wolney Queiroz, herdeiro político do prefeito e candidato a reeleição. Kiko tem inserção também na região do Agreste.



CURTAS

ACREDITE SE QUISER – Os deputados Sílvio Costa (PTB) e Tony Gel (DEM) conversaram demoradamente, ontem, num almoço, mas negaram que tenham tratado de secessão estadual e da candidatura de Armando Neto a governador.  O encontro foi flagrado por este blogueiro, que é daqueles que não acreditam em Papai Noel.

PESQUISA – Pelo menos 20 Estados já confirmaram nova paralisação dos médicos, hoje. A categoria volta às ruas para protestar contra o programa Mais Médicos e os vetos à lei que regulamenta o exercício da Medicina. No próximo dia 8, médicos de todo o País fazem uma grande marcha a Brasília.

PERGUNTAR NÃO OFENDE: Por que Silvio Costa se apressou em desmentir que convidou Tony Gel para ingressar no PTB?


'Não convém ao tolo a fala excelente; quanto menos ao príncipe, o lábio mentiroso'. (Provérbios 17-7)

Nenhum comentário: