sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Do blog do Magno Martins: Coluna da sexta-feira

O otimismo de Teixeira - Em artigo, ontem, neste blog, o marqueteiro Marcelo Teixeira, da Makplan, contrariou todos os institutos de pesquisas e fez uma análise apontando que o tucano Aécio Neves tem chances de ser eleito presidente no pleito do próximo domingo. Na eleição passada, segundo ele, Dilma teve 47% dos votos no primeiro turno das eleições de 2010.

Já no primeiro turno deste ano, obteve 41,6%, ou seja, uma queda de mais de 5% dos votos. No segundo turno das eleições de 2010, a candidata petista obteve 56% dos votos, com os seguintes percentuais de votos distribuídos por Estado: 80,5% dos votos no Amazonas; 77,5% no Ceará; 76% em Pernambuco; 59% em Minas; 46% em São Paulo e 60,5% no Rio.

“Na minha opinião, diz o marqueteiro, e pelas minhas contas, no Sudeste e no Sul, Aécio terá 60% dos votos. Com a votação do Centro Oeste, Aécio anulará a do Norte com folga, e o Nordeste será melhor para Aécio do que foi para Serra”.

E acrescenta: “Examinando hoje os números por Estado e me informando pelos veículos de comunicação de cada um deles, além de colher informações com amigos do ramo e da política dos principais Estados, chego à conclusão hoje que Aécio ganha a eleição”.

Teixeira ressalta que não se pode esquecer que os votos brancos e nulos, em sua maioria, são dos eleitores analfabetos e semianalfabetos, de faixa salarial entre 1 e 2 salários mínimos, que, assim como na abstenção, são na maioria eleitorado de Dilma.

“Portanto, hoje, Aécio será o próximo presidente do Brasil. Porém, falta muito para a eleição, daqui para lá, poderemos ter fatos novos que beneficiem um ou outro, não acontecendo contra, Aécio será o presidente.

TROCA-TROCA– Após as eleições deste domingo, haverá um troca-troca partidário já prevendo o pleito de 2016. Os políticos dizem que, mesmo não tendo mais direito de carregar o tempo de TV e recursos do Fundo Partidário, muitos deputados mudarão de partido. Vários deles ficaram sem poder de fogo devido ao tamanho de suas bancadas. Estão nessa situação o DEM (22), o Solidariedade (15), o PRB (21), o PSC (12), o PROS (11) e o PPS (10).

GARIMPANDO VOTOS
O presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchôa (PDT), não é carta fora do baralho para mais um mandato. Segundo uma raposa felpuda do parlamento estadual, ele já está em campanha e conta, hoje, com o apoio de 21 dos 49 deputados eleitos. O PSB está indeciso entre Waldemar Borges e Aluízio Lessa.


FILHA NA DISPUTA – Mas o governador João Lyra Neto articula, nos bastidores, a indicação da sua filha, a deputada Raquel Lyra, para disputar a Presidência da Assembleia. Os próprios socialistas e os demais parlamentares da base não se animam muito com a alternativa Raquel, nem tampouco o governador eleito Paulo Câmara.

ONG SUSPEITA – A ONG Asa, que trabalha com a temática do semiárido, recebeu mais de R$ 560 milhões do Governo Federal em convênios. Foi esta mesma entidade que promoveu o ato político em prol da campanha de Dilma terça-feira passada, em Petrolina, transportando os trabalhadores e bancando todas as despesas com hotel e refeições.

O MITO DE VERTENTES– Vertentes parou, ontem, para dar adeus ao seu maior líder, o ex-prefeito Ozair Cavalcanti (PTB). Milhares de pessoas foram ao sepultamento chorando, algumas delas referindo-se a ele como o pai dos pobres. Ozair governou o município por dois mandatos, com programas sociais que bombaram a sua popularidade. Era um homem sério e honrado.

CURTAS

ELEITOR TUCANO – A direção nacional do PR já foi informada que o novo presidente estadual, Anderson Ferreira, que tomou o partido de Inocêncio Oliveira no Estado, não votará em Dilma, conforme prometeu, mas no tucano Aécio Neves. Resta saber se a cúpula republicana vai recuar na intervenção no Estado.

MORDOMIA – Lula adora uma mordomia. Escolheu a suíte presidencial mais cara no Copacabana Palace, no Rio, para pernoitar hoje após o debate de Dilma na TV-Globo. A diária da suite custa R$ 7 mil, segundo o site do jornal O Globo.

PERGUNTAR NÃO OFENDE: Vai ter bomba hoje no debate da Globo?


"Não clama porventura a sabedoria, e a inteligência não faz ouvir a sua voz? (Provérbios 8-1)

Nenhum comentário: