terça-feira, 14 de abril de 2015

Do blog do Magno Martins: Coluna da terça-feira

A RAINHA DA INGLATERRA - Dilma cai? Esta é a pergunta mais frequente nos últimos dias depois que a população ocupou as ruas pedindo o seu afastamento e no Congresso a crise política, com nefastos desdobramentos econômicos, continua sem ter respostas também, provocando um quadro turvo de incertezas.

A presidente está feita aquela cantiga da perua – de mal a pior. E o pior ainda não chegou. Está vindo. Vem na medida em que ela não mais aguentar governar de mentirinha devido a decretação do parlamentarismo branco, pelo qual reinam absolutos Eduardo Cunha e Renan Calheiros, ambos do PMDB.

Com a outorga de primeiro-ministro, o vice-presidente Michel Temer, o agora todo-poderoso da República, jogou a última pá de cal em Dilma. Nada, absolutamente nada se decide no Palácio do Planalto que não tenha o aval de Temer e da dupla Cunha e Renan.

Dilma está prestes a ter um chilique de tão nervosa que anda. De mãos atadas, vê o Governo ser controlado pelo PMDB, de um lado, e a economia por Joaquim Levy, de outro. Se o jogo draconiano de Cunha, Renan e Temer faz de uma marionete, nas medidas impopulares tomadas por Levy ela viu sua imagem de gerentona virar pó.

Daqui a 90 dias, quando o pior bater à nossa porta, Dilma terá que decidir entre o ruim e o pior: abrir mão do mandato de rainha da Inglaterra ou deixar, definitivamente, o parlamentarismo branco afundar o País. Segundo a última pesquisa do Datafolha, 67% dos brasileiros não acreditam mais em Dilma.

Entre esses 67%, o grosso é formado por petistas ou eleitores que passaram as últimas eleições votando no PT. Aliás, não custa perguntar se o próprio PT, que assiste passivamente o PMDB impor o parlamentarismo branco, continuará com igual postura. Ninguém sabe, na verdade, o que vai ser deste País, a não ser aqueles que tenham bola de cristal.

ILEGALIDADE – Foi grande a adesão dos professores ao primeiro dia de greve no Estado, com maior incidência na Região Metropolitana. O secretário de Administração, Milton Coelho, discutia, ontem, com Antônio Figueira, da Casa Civil, o pedido da ilegalidade do movimento à justiça. Se isso ocorrer, os professores serão obrigados a voltar à sala de aula, mas como há uma radicalização a tendência é ignorar a decisão.

RUMO AO IMPEACHMENT
Líder na minoria na Câmara, o tucano Bruno Araújo vai propor que o PSDB acelere a formalização de um pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O parlamentar disse que deverá levar o sentimento da bancada ao presidente da legenda, o senador Aécio neves (PSDB-MG), durante a reunião que a cúpula da sigla realiza hoje, em Brasília, e diz estar "confiante" que o senador ouvirá os tucanos.

NAS RUAS – A CUT em Pernambuco está anunciando uma paralisação geral, amanhã, em sinal de protesto contra o projeto de lei da terceirização. “Estamos diante de um verdadeiro retrocesso na história das conquistas da classe trabalhadora”, diz o presidente da entidade, Carlos Veras, para quem haverá muitas perdas no processo de regulamentação.

TUCANO MALTRATA PROFESSORES – Em Jaboatão, o Sindicato dos Professores radicaliza no confronto com o prefeito Elias Gomes. Diz que o tucano já recebeu o valor do repasse correspondente ao aumento do Governo Federal, mas se nega a repassar à categoria. Em assembleia, marcada para hoje, os professores da rede municipal podem decretar greve por tempo indeterminado.


SEM ALGEMAS 
Pedro Corrêa embarcou ontem para Curitiba (PR) escoltado por agentes da Polícia Federal. O ex-deputado embarcou na aeronave sem utilizar algemas e escoltado por três policiais. De acordo com o chefe de comunicação da PF em Pernambuco, Giovani Santoro, Corrêa saiu do Centro de Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), direto para o Aeroporto Internacional dos Guararapes e embarcou às 5h40.


CURTAS

NORDESTE – A reunião dos governadores nordestinos com a bancada da região na Câmara e Senado, amanhã, está marcada para às 8h30m, com quórum alto: 177 parlamentares e a presença dos nove governadores. A coordenação é do paraibano Ricardo Coutinho (PSB).

AGENDA – O governador Paulo Câmara já embarca, hoje, para Brasília. Além da reunião com a bancada nordestina terá audiências com ministros para tratar de programas em andamento no Estado em parceria com a União. A presidente está condicionando liberação de recursos ao ajuste fiscal.


PERGUNTAR NÃO OFENDE: Quando saem as nomeações para o segundo escalão federal de João Paulo, Fernando Ferro e Pedro Eugênio?

Nenhum comentário: