sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Dep. Aglailson Júnior (PSB) quer criar o município de Frexeiras


Do Escada.com

Um Projeto de Lei Ordinária, apresentado no final de julho pelo deputado estadual Aglailson Júnior (PSB), quer transformar o Distrito de Frexeiras, localizado em Escada, em Município. Em justificativa, o parlamentar afirma que Frexeiras possui “pujante comércio e larga gama de prestadores de serviços, rede de ensino satisfatório, unidades de ensino particular, posto de saúde e instalações de posto da PM/PE”.

Criar o município de Frexeiras implicaria em instalar uma Câmara de Vereadores e toda estrutura, uma prefeitura, várias secretarias, realizar concurso público, instalar um fórum judiciário, uma promotoria, uma delegacia, um departamento de Polícia Militar, além de outras exigências.

A questão é: de onde o município tiraria os recursos para a implantação de todos esses instrumentos indispensáveis a estruturação de um ente federativo. Economicamente, Frexeiras hoje conta com apenas supermercados e lojas. Importantes fontes de renda, mas que dependem de outras fontes de renda.


É fato que o distrito tem sido abandonado pelo prefeito de Escada. Mas essa questão não seria resolvida com o desmembramento do distrito e a criação de um novo município. Se quiserem, os 10 mil moradores de Frexeiras têm força suficiente para exigir melhores condições de vida para a comunidade. Podem melhorar a imagem do local, podem e devem pedir saúde de qualidade e também insfra-estrutura para instalação de empresas. Dessa forma, as carências não seriam resolvidas por força de lei, mas a partir do grito de uma população de tem todo o direito de reclamar.

Nenhum comentário: