quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Pentágono perde controle do avião mais rápido do mundo

Do NE10
Com agências
O governo norte-americano informou nesta quinta-feira (11) que perdeu contato com o avião Falcon HTV-2, a aeronave mais rápida já construída. Dados iniciais apontam que o protótipo, que fazia um voo experimental, afundou no Oceano Pacífico.

Segundo informações, o Pentágono - Departamento de Defesa dos Estados Unidos - perdeu o controle da aeronave cerca de nove minutos após o lançamento. Agência de Pesquisa de Projetos Avançados de Defesa dos EUA (Darpa) vai investigar o que aconteceu de anormal para que o sinal com o avião fosse cortado.

 
O Falcon HTV-2 foi lançado ao espaço impulsionado por um foguete da base aérea de Vanderberg, na Califórnia, e pode chegar a velocidades 20 vezes maiores à do som.

A aeronave foi submetida a outro teste em abril do ano passado, mas a missão teve de ser abortada nove minutos depois da decolagem. Após a tenativa frustrada houve uma mudança na engenharia da aeronave.

O Falcon HTV-2 foi elaborado em 2003, como resultado de um projeto do Pentágono para criar uma aeronave que pudesse chegar a qualquer parte do mundo em menos de uma hora e suportar temperaturas de quase 2 mil graus centígrados. Os dois testes do Falcon HTV-2 tiveram custo total de US$ 308 milhões, segundo dados da própria Darpa.

Nenhum comentário: