Dr. JOSÉ RUFINO BEZERRA CAVALCANTI-PARTE 2
Era casado com Hercília Pereira de Araújo, que teve 11 filhos dos quais 7 sobreviventes, um deles, Jose Bezerra Filho que nasceu em 22 de Fevereiro de 1890 em Vitória de Santo Antão, PE, deputado estadual (PE) em 1920, prefeito do Cabo de 1923 a 1926, em 1940 foi presidente do Departamento Administrativo de PE, faleceu no Rio de Janeiro, RJ em 19 de Março de 1959.
A escolha de Jose Bezerra para o Ministério da Agricultura é um fato curioso na historia do Pais. Em 1915, na época da aliança Minas-Sao Paulo, mais conhecida como política do café com leite, Jose Bezerra disputou uma vaga para o senado com o conselheiro Rosa e Silva.
CONSELHEIRO ROSA E SILVA |
Ele venceu a eleição, mas quem assumiu foi o candidato perdedor, por interferência do senador gaucho Pinheiro Machado por não ter conseguido suceder o marechal Hermes da Fonseca, na Presidência da Republica.
SENADOR PINHEIRO MACHADO |
Ao saber da decisão, o presidente mineiro Wenceslau Braz exonerou o ministro da Agricultura e nomeou Jose Bezerra.
PRESIDENTE WENCESLAU BRAZ |
O fato é contado no livro "Historia de uma Fotografia", de Gileno De'Carli. Jose Bezerra Neto diz que a principal característica do avo era trabalhar visando à paz política e o equilíbrio orçamentário do estado. Jose Bezerra membro do Partido Oficial defendeu reformulação do sistema federal de impostos do seu tempo, baseado nas taxações indiretas.
Jose Bezerra Neto destaca na vida política do avo o empréstimo patriótico, em parceria com o ex prefeito do Recife, Lima Castro, os dois governantes pediram dinheiro à população para fazer o calçamento de varias ruas do Recife: Hospício, Riachuelo, Aurora, Concórdia, Conde da Boa Vista e Cais Jose Mariano. Jose Bezerra assinou um decreto tornando o Estado fiador do empréstimo patriótico.
A Prefeitura teve um prazo de 25 anos para devolver o dinheiro aos moradores, com juros de 7% ao ano. Leia mais no JORNAL DO COMERCIO, RECIFE, 22 DE JUNHO DE 1997 - DOMINGO - CADERNO CIDADES, quando saiu uma matéria de 1 pagina sobre o casarão do Cabo.
CONTINUA...
FOTOS DA INTERNET E DO ACERVO DIGITAL DA FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO
POSTADO POR JOHNNY RETAMERO
Nenhum comentário:
Postar um comentário