segunda-feira, 15 de agosto de 2011

MARTHA DE HOLLANDA CAVALCANTI POR ELA MESMA

MARTHA DE HOLLANDA-PARTE 3


PILHÉRIA-É supersticiosa?
MARTHA - Esta pergunta oferece margem a um estudo de tal forma longo que não o comportam as colunas de uma revista e que seria melhormente abordado por um psiquiatra. Tomando como ponto de partida as crenças de todas as idades, certamente o observador tem de verificar que ela se encontra em todos os povos, mudando apenas de denominação e igual na maneira de se manifestar, no modo de ser compreendida, no seu efeito moral na sociedade.
Se nos fosse permitido falhar circunstancialmente, iríamos provar que a superstição a causa mater das religiões. Por outro lado, admitida à verdade científica, que afirma ser as vibrações nervosas uma força constante atuando, animando ou destruindo a faculdade de querer, a sua ação voltada persistentemente para tal ou qual motivo, certamente importa na sua realização. Achando já muito longa estas considerações, com tristeza deixo o assunto agradável e fértil, para afirmar que a superstição é uma realidade inconteste por ser o resultado das vibrações nervosas de um indivíduo ou de uma conectividade agindo sobre determinado ponto.

PILHÉRIA-É exagerada, atualmente, a moda das mulheres?
MARTHA - Não. A moda só parece exagerada a àquele que a olhar com maldade, mesmo porque sendo a moda um grande característico de cada época, ela tem sempre que se transformar e ainda porque o mais artístico é o que mais se aproxima do natural, concebendo-se, deste modo, as linhas leves da moda presente que nos tem de representar no futuro como sendo a perfeição artística do gosto do nosso tempo.

PILHÉRIA - Qual é a influência do cinema na sociedade?
MARTHA-A maior escola de costumes que se poderia conceber.

PILHÉRIA-Que pensa do divórcio?
MARTHA- Não me quero alongar e por isto respondo logo que sou inteiramente favorável ao divórcio para moralização do nosso contrato civil e garantia da família.

PILHÉRIA-Como desejaria passar o tempo?
MARTHA - Ignorando o que me não fosse possível alcançar.

PILHÉRIA-Deus como supremo criador de todas as coisas, teria errado alguma vez?
MARTHA-Deus errou apenas quando fez a terra com propriedades giratórias porque isto deu motivo a que seus habitantes, sujeitos as leis da afinidade, viessem a gozar das mesmas propriedades.

PILHÉRIA - Qual a qualidade que prefere ao homem amado?
MARTHA-O amor é uma lei natural que sabiamente nos convida à perfeição, pelo que a qualidade que prefiro no homem amado é ser intelectual e moralmente perfeito.


FONTE: LIVRO UMA GUERREIRA NO TEMPO
ESCRITORA LUCIENE FREITAS


POSTADO POR JOHNNY RETAMERO

Nenhum comentário: