Ao discutir a violência doméstica é quase impossível falar sobre o assunto sem relacioná-la com os papeis de gênero. Para combater esse problema, a melhor arma é a informação, por isso, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através do Núcleo de Apoio à Mulher, irá realizar, no próximo dia 26, das 8h às 18h, o Seminário Gênero e Violência Doméstica na Perspectiva dos Direitos Humanos: o Papel do Sistema de Justiça.
O encontro é direcionado a membros e servidores do MPPE, magistrados, defensores públicos, delegados de Polícia, assistentes sociais, psicólogos e corpo docente do curso de Direito, será realizado no auditório do Banco Central do Brasil, na Rua da Aurora, 1259, Santo Antônio. Ao todo são 200 vagas, os interessados podem se inscrever AQUI.
Idealizado pelo coordenador do Núcleo da Mulher do MPPE, promotor de Justiça João Maria Rodrigues Filho, o seminário, que tem como objetivo proporcionar aos profissionais uma visão transdisciplinar sobre as questões de gênero e violência doméstica no contexto dos direitos humanos, terá, na primeira parte do evento, a palestra do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Og Fernandes, com o tema: “O princípio da isonomia e a constitucionalidade do art.41 da Lei Maria da Penha.
Ainda na parte da manhã, os participantes terão a oportunidade de ouvir a politicóloga Ana Paula Portella, com a palestra “Contexto histórico de gênero” e a diretora pedagógica do Instituto Maria da Penha, Regina Célia Barbosa, com “Gênero e sociedade”.
Na parte da tarde, discutindo sobre Gênero, violência doméstica e Direto, estará o doutor em filosofia pala Universidade de Strasbourg (França), Eduardo Ramalho Rabenhorst, com “Perspectiva do gênero no Direito”. Ainda terão as especialistas em neuropsicologia e terapia familiar, Edinalva Caitano de Souza e Débora Apolônio Figureau, respectivamente, com “Ciclo da violência doméstica e Direito”.
A juíza do estado de Missouri dos Estados Unidos da América (EUA), Susan Block, também está na programação do seminário. Ela irá ministrar palestra com o tema: “Reeducação dos agressores”.
Aos participantes, que cumprirem 100% da carga horária do evento, serão entregues certificados. O encontro recebe o apoio da Escola Superior do MPPE (ESMP), Consulado dos EUA Recife/PE e Associação do Ministério Público de Pernambuco (AMPPE). Mais informações pelo telefone: 3182-7348 (2ª a 6ª feira, das 12h às 18h).
Portal do MPPE
Nenhum comentário:
Postar um comentário