Alunos da rede pública municipal da Vitória de Santo Antão saíram às ruas do município, na tarde dessa segunda feira, em passeata comemorativa ao Dia Nacional do Surdo.
A Federação mundial dos Surdos comemora o dia internacionalmente a cada 30 de setembro, no entanto, a Comunidade Surda Brasileira comemora em 26 de setembro o Dia Nacional do Surdo, data que são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania e devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no País em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).
Essa história começou em 26 de setembro de 1857, durante o Império de D. Pedro II, quando o professor francês Hernest Huet fundou, com o apoio do imperador o Imperial Instituto de Surdos Mudos.
Huet era surdo. Na época, o Instituto era um asilo, onde só eram aceitos surdos do sexo masculino. Eles vinham de todos os pontos do país e muitos eram abandonados pelas famílias.
Durante a passeata foram distribuídos panfletos e uma cartilha com informações para conscientizar a população sobre o universo dos surdos mudos e mostrar como é fácil a convivência com a diversidade.
Texto de Apresentação da cartilha:
“A inclusão social destaca-se como mola propulsora do desenvolvimento das pessoas com deficiência, com a finalidade promover uma maior conscientização a respeito dos termos relativos ao e mobilizar apoio em favor da dignidade, dos direitos, do bem estar e da igualdade de oportunidade.
Sensibilizar a sociedade numa ação esclarecedora e informativa, desmistificando a cultura da invalidez e valorização a diversidade dos indivíduos, suas especificidades tudo isso constituiu o objetivo principal da Secretaria de Educação e o Departamento de Educação Especial da Vitoria de Santo Antão”.
2 comentários:
Bom post sobre Blogger: www.vitoria1.com - Postar um comentario. Estou muito impressionado com o tempo eo esforço que você pôs em escrever esta história . Vou dar- lhe um link no meu blog de mídia social. Tudo de bom!
Parabéns a prefeitura para excelente iniciativa! :D
Postar um comentário