quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Audiência pública debate condição dos detentos nos presídios de Pernambuco


Da Redação do pe360graus.com
As condições em que vivem os presos nas unidades prisionais de Pernambuco foram discutidas na última quarta-feira (21) em uma audiência na Assembleia Legislativa, no Recife. A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa se reuniu com a Comissão Interamericana de Direitos humanos e a Organização dos Estados Americanos, a OEA.
Os representantes das comissões discutiram a situação do sistema penitenciário do estado e as denúncias encaminhadas à comissão pelo Movimento Nacional de Defesa dos Direitos Humanos sobre a prática de maus tratos dentro das unidades prisionais.
O presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, o deputado Betinho Gomes (foto) afirma que para melhorar as condições em que vive a população carcerária é necessária a contratação de agentes penitenciários.
“Há a necessidade de chamar 500 agentes penitenciários para poder suprir e inclusive aniquilar a figura do chaveiro que hoje atua dentro do sistema prisional. Talvez, com essa contratação e coma melhoria da estrutura nós possamos ter um sistema prisional mais adequado para atender a população carcerária que chega a 25 mil no estado de Pernambuco”, destaca o deputado.
Outro assunto discutido foi a determinação da Organização Internacional de Direitos Humanos para que os presídios de Pernambuco reduzam a população carcerária para evitar maus-tratos e condições sub-humanas.
De acordo com Betinho Gomes, fotos com as condições em que vivem os detentos foram apresentadas pelo Conselho Estadual de Direitos Humanos.
 
Foto: Reprodução/TV Globo

Nenhum comentário: