Do JC Online
A partir das 14h desta quarta-feira (28), os pernambucanos recebem um contador eletrônico de doações de órgãos no Estado, que ficará no Aeroporto Internacional Gilberto Freyre e traçará, mensalmente, uma radiografia da questão em Pernambuco. O equipamento é uma das apostas da Semana Nacional de Doação de Órgãos, que segue até a próxima sexta-feira (30).
Foto: divulgação/ Allan Torres |
Ele terá 2,5 m de altura por 1,1 m de largura. A população poderá interagir com o painel tocando num coração pulsante. Uma mensagem será emitida: “com esse gesto você salvará vidas. Aproveite e comunique a sua família que você é doador”.
O intuito da ação é sensibilizar a sociedade, auxiliando na diminuição das filas de espera. O Estado registrou, de janeiro a agosto deste ano, 678 transplantes, número 12% maior do que o contabilizado no mesmo período de 2010, com 595 procedimentos. Pernambuco está em 6º lugar no número de transplantes do País.
“Queremos sensibilizar toda a sociedade sobre a importância da doação de órgãos e estimular as pessoas a serem futuros doadores,” explica o coordenador executivo do Instituto Maurício de Nassau, Sérgio Murillo, idealizador do projeto. A experiência já existe em Salvador.
No Recife, o painel trará números atualizados sobre a fila de espera e totais de doações de rim, córnea, coração, fígado e medula óssea feitas no mês. Ele ficará no aeroporto por 60 dias. Depois, seguirá para os shoppings do Recife.
Nenhum comentário:
Postar um comentário