quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Estudantes se mobilizam contra crimes

Por Fernando Alvarenga
Será realizada nesta sexta-feira (23), das 9h às 16h, uma mobilização no Recife para conscientizar a população a respeito ao tráfico de pessoas e da exploração sexual de mulheres e crianças.
Na ação cerca de 60 estudantes distribuirão panfletos e exibirão faixas e cartazes nos semáforos da Avenida Guararapes, no Centro do Recife. As 9h30 os jovens envolvidos com a causa soltarão balões brancos para simbolizar a liberdade e dignidade.
 A ação será realizada para reforçar esta que faz referência ao Dia Internacional de Enfrentamento à Exploração Sexual e ao Tráfico de Mulheres e Crianças. O evento é uma iniciativa da Faculdade Joaquim Nabuco em parceria com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDSPE) e Ministério da Justiça (MJ).
A data foi escolhida no ano de 1999 na Conferência Mundial de Coligação contra o Tráfico de Mulheres em Dhaka, Bangladesh. O dia faz referência a promulgação da primeira lei que viabilizou a punição de casos de prostituição e corrupção de menores de idade.
O coordenador do curso de direito da Faculdade Joaquim Nabuco, Isaac Luna Ribeiro, destaca a importância da ação. “É um momento para despertar na sociedade a preocupação em identificar casos de exploração sexual e o tráfico de pessoas, principalmente de crianças, que constituem crimes gravíssimos”. Ele afirma ainda que “por isso estamos apoiando e participando da ação, no intuito de sensibilizar o maior número de pessoas para esta causa que é de toda a sociedade e, portanto, também nossa”, encerra.
Durante o dia as pessoas serão abordadas de maneira sutil nas calçadas para ficarem cientes desse tipo de crime que é recorrente na sociedade. Durante a conversa as pessoas serão informadas sobre como perceber e proceder caso identifiquem alguma situação de abordagem de pessoas ou comportamentos que fique evidente essa prática. As faixas serão exibidas durante o intervalo de fechamento e abertura dos semáforos da avenida. Participarão estudantes dos cursos de Direito, Turismo, Comunicação Social, Sistema da Informação, Administração e Pedagogia, bem como docentes dos demais cursos e representantes da SDS.
 O PROGRAMA - O programa de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Governo do Estado de Pernambuco e o Comitê de Prevenção ao Tráfico de Seres Humanos foram criados através do decreto 25.594 de 01 de julho de 2003.  Em dezembro de 2008 foi instruído o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas com a proposta de realizar ações preventivas previstas no referido programa e na política do Estado de Pernambuco criada por meio do decreto governamental n° 31.659, de 14 de abril de 2008. Em 19 de abril de 2010 foi definido o início do funcionamento do Núcleo para executar as ações previstas no Pacto Pela Vida.
Do Portal:

Nenhum comentário: