quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Macaco Chico é capturado e retorna ao lar, o Parque 13 de Maio


Da Redação do pe360graus.com Foto: Reprodução / TV Globo
Após quatro dias solto na rua do Sossego, no Centro do Recife, o macaco-prego Chico finalmente voltou ao seu lar, o Parque 13 de Maio. Ele foi capturado na tarde desta quinta-feira (15), mas engana-se quem pensa que foram os Bombeiros ou as equipes da Brigada Ambiental que conseguiram fazer a captura do animal.

Na verdade, Chico foi resgatado após a manicure Girlene Maria da Silva, que costumava ter contato com ele ao frequentar o parque, oferecer pipoca ao animal. Ele desceu sem nem titubear e, quando ele chegou à calçada, uma armadilha estava à sua espera: um pulsar (uma espécie de rede) foi jogado sobre o macaco. Chico ainda tentou reagir a abordagem e chegou a morder o tratador Almir Costa e o aposentado Sílvio Lucena, mas não conseguiu escapar desta vez. 

 

O animal ficou ferido no nariz por causa do pulsar utilizado para capturá-lo. Mas, de acordo com a veterinária da Prefeitura do Recife, Rosanna Espíndola, Chico passa bem e vai ser avaliado numa clínica veterinária nesta sexta-feira (16).


A última estratégia para tentar capturar o animal consistia em uma gaiola com pedaços de fruta dentro, mas sem tranquilizantes. No período em que estava “foragido”, Chico conquistou os moradores da rua. De acordo com funcionários do Parque 13 de Maio, Chico tem mais de 20 anos. Ele fugiu do parque sozinho, na última segunda-feira (12), deixando a fêmea no local. Os Bombeiros foram três vezes à rua do Sossego para tentar capturá-lo e não conseguiram. 


Muito ágil, o macaco não permitia a aproximação. Ele comia os alimentos que os moradores davam, o que, segundo os veterinários, atrapalhava o processo de resgate. Ora se exibia, ora se escondia, dependendo da movimentação. De vez em quando, Chico tirava um cochilo nos galhos das árvores, mas o barulho assustava , despertando o animal.

 

Nenhum comentário: