domingo, 11 de setembro de 2011

MOSTRA INTERNACIONAL DE MÚSICA EM OLINDA (MIMO)


FONTE: http://www.mimo.art.br/festival

Um encontro de pessoas e ideias interessantes, um panorama de estilos musicais que tem a cara do mundo, dentro de cenários imponentes, são as marcas da Mostra Internacional de Música em Olinda (MIMO). O festival, que promove concertos gratuitos, exibição de filmes e uma vasta programação de cursos intensivos, chega à oitava edição em 2011, entre os dias 5 e 11 de setembro, nas cidades de Olinda, Recife e João Pessoa.

Com um cardápio de atrações que privilegia a música instrumental, da erudita à eletrônica, a MIMO traz nomes que brilham nas principais salas de concerto e palcos do mundo e também abre espaço para os jovens talentos. No elenco deste ano, estão Gotan Project (França/Argentina), Egberto Gismonti, Philip Glass & Tim Fain (EUA), Arrigo Barnabé, Daniel Gortler (Israel), Guinga & Orquestra Sinfônica do Recife, Ballaké Sissoko & Vincent Segal (Mali/França), Azymuth, Orquestra de Câmara de Toulouse (França), André Mehmari & Hamilton de Holanda, Alex Tassel e Arthur Verocai, entre outros.

Além dos concertos, o público tem a chance de conferir as novidades da produção cinematográfica, em que a música é o fio condutor, através do Festival MIMO de Cinema. Com platéia cativa, exibirá curtas, médias e longa-metragens nos telões montados nos pátios da Igreja da Sé e do Seminário de Olinda.

A Etapa Educativa é outro destaque da MIMO. Oferece aos estudantes e jovens músicos a oportunidade de participar de encontros, máster classes, workshops, oficinas de formação de orquestra e curso de regência, sob a batuta de experientes mestres da música brasileira e internacional.

Os números indicam o êxito do evento, que integra o Calendário Oficial de Pernambuco: com público estimado em 100 mil pessoas para 2011, a MIMO já recebeu, desde 2004, 270 mil espectadores, realizou 131 concertos, exibiu 55 filmes, teve a participação de 1.850 músicos, beneficiou 12 mil alunos na Etapa Educativa, gerando centenas de empregos diretos ou indiretos.

O festival é uma realização da Lume Arte Projetos Culturais, empresa carioca que há mais de 20 anos atua em grandes iniciativas na área cultural.

PROGRAMAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DAS SENHAS - DIA 11/09/11

A programação de Recife, João Pessoa e Olinda das 11h, 16h e 22h, tem entrada aberta ao público, sujeita a lotação dos espaços.
A programação de Olinda das 18h e 19h tem distribuição de senhas de acesso a partir das 17h do dia do concerto. A programação das 20h30 tem distribuição de senhas, a partir das 18h.

LOCAL DE DISTRIBUIÇÃO DE SENHAS:
Biblioteca Municipal de Olinda – Av. da Liberdade s/ nº, Carmo, Olinda.

             Concerto | ORQUESTRA SINFÔNICA DE BARRA MANSA | Regentes convidados | ENCERRAMENTO CURSO DE REGÊNCIA
LOCAL:
SEMINÁRIO DE OLINDA (OLINDA/PE)
INÍCIO:
11:00h
             Filme | ORQUESTRA DO SOM CEGO
LOCAL:
SEMINÁRIO DE OLINDA
INÍCIO:
18:00h
             Filme | VANJA, MULHER RENDEIRA
LOCAL:
SEMINÁRIO DE OLINDA
INÍCIO:
18:00h
             Concerto | ORQUESTRA SINFÔNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE | Regente André Muniz | Solista Diego Paixão, violoncelo
LOCAL:
IGREJA DA MADRE DE DEUS (RECIFE/PE)
INÍCIO:
18:30h
             Filme | CANÇÕES DO EXÍLIO: A LABAREDA QUE LAMBEU TUDO
LOCAL:
IGREJA DA SÉ
INÍCIO:
19:00h
             Concerto | PAGODE JAZZ SARDINHA'S CLUB
LOCAL:
SEMINÁRIO DE OLINDA (OLINDA/PE)
INÍCIO:
19:00h
             Concerto | HAMILTON DE HOLANDA E ANDRÉ MEHMARI
LOCAL:
IGREJA DA SÉ (OLINDA/PE)
INÍCIO:
20:30h

Olinda deixou de ser a capital de Pernambuco na primeira metade do século XIX e se tornou um importante centro cultural. Declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco em 1982, a cidade abriga 19 Igrejas, mais de dez monumentos e diversas galerias e museus. Seu carnaval é um dos mais tradicionais do Brasil. Mas não é só no verão que a cidade recebe calorosamente a atenção de turistas e de moradores orgulhosos. Durante todo ano, eventos como a MIMO tomam conta das encantadoras ladeiras que tem suas ruas confeitadas de paralelepípedos.

As casas construídas ao estilo lusitano são herança da colonização portuguesa. Fundada pelo português Duarte Coelho Pereira há 475 anos, Olinda ganhou esse nome quando ele exclamou: “Ó linda situação para se construir uma vila!”. A cidade foi reconstruída duas outras vezes, a primeira em 1930, após a invasão holandesa, e a outra quando da retomada da cidade por Portugal, em 1954. Localizada a 6 km de Recife, Olinda tem também uma área rural, onde a cultura tradicional é cultivada pela população local. Os ritmos que contam sua história são o frevo e o maracatu. Entre os cartões postais, além das belas paisagens naturais, estão o Mercado da Ribeira, o Mirante do Alto da Sé e o Museu de Arte Sacra.

POSTADO POR WALKÍRIA ARAÚJO DIRETO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES-PE

Nenhum comentário: