terça-feira, 20 de setembro de 2011

Professores marcam Manifestação Pública no município de Pombos


Professores da rede de ensino municipal de Pombos e o SINPRO realizaram uma assembléia na manhã da última quinta feira (16), na Câmara de Vereadores do Município para discutir assuntos referentes ao IPRESP, MERENDA ESCOLAR, CONDIÇÕES DAS ESCOLAS, QUADRO BRANCO OU GIZ, TRANSPORTE ESCOLAR, 13º SALÁRIO RETROATIVO À JANEIRO, REPOSIÇÃO DA DIFERENÇA DO 13º e REPOSIÇÃO DAS AULAS.
Durante o evento foram feitas algumas denuncias contra a gestão municipal e cobranças de acordos não cumpridos.
No tocante a merenda e transporte escolar professores denunciaram que em algumas escolas do município os alunos estão sendo carregados em caminhões pau de arara apesar de o município possuir veículos adequados para o transporte escolar. “As alunos saem da escola nos caminhões e caminhonetas e quando chegam perto da área urbana são transferidos para os ônibus”. Concluiu a professora. Do município
Quanto à merenda escolar, os professores informaram que nas escolas do centro está regularizada, o problema e na área rural onde a merenda do ensino normal está sendo fracionada com os alunos do PETI, o que é irregular, pois ambos possuem verbas independentes para a aquisição da merenda.
Outro ponto importante levantado foi a reposição de aulas e o pagamento de retroativos de salários e diferenças de 13º que foram aprovados em projetos de lei e até o momento não foram pagos pela Gestão Municipal.
Quanto ao fundo previdenciário do município, os professores denunciaram falta de pagamento de parcelas e parte patronal que não foi devidamente depositado, ficando assim, os servidores públicos do município correndo o risco de no momento de suas aposentadorias não terem vencimentos a receber.
Durante o evento o vereador Marcos Severino dos Santos (Marcos de Porteiras do PCdoB) foi convidado pelos professores a prestar alguns esclarecimentos a respeito de boatos de que o mesmo sugeriu em ofício para que a gestão municipal obrigasse os professores a dar aulas aos sábados.
Atendendo aos professores o vereador mostrou através de documentos que seus requerimentos enviados a gestão municipal trata-se apenas do cumprimento de seu dever de fiscalizar a gestão publica.
Marcos disse ter pedido para que a gestão esclareça os dias de aulas perdidos por motivos de reformas que foram realizadas depois do período de férias e por qual motivo o prédio não foi reformado durante as férias o que seria correto.
Finalizando o vereador mostrou documentos e requerimentos onde o mesmo pede informações sobre gastos públicos em várias áreas do município.
Ao término da assembléia foi decido por votação que no dia 7 de outubro próximo os professores realizarão uma manifestação pública onde o convite para participa será estendido a todos os funcionários públicos municipais, pois o problema com o repasse das cotas do fundo de aposentadoria do município e problemas tocante a todos.
Por Orlando Leite
 

Nenhum comentário: