segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Protesto fecha a BR-101 na entrada de Amaraji, sentido Recife

Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR 
O tráfego na BR-101 foi fechado esta manhã na altura da entrada do município de Amaraji, no sentido Recife. A via foi interditada por pessoas que se sentem ameaçadas de expulsão por conta das obras da Transnordestina.
Cerca de 70 famílias moram às margens da linha férrea em Frexeiras, bairro do município de Escada, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. A empresa Transnordestina Logística S/A moveu uma ação de reintegração de posse contra as famílias que vivem no local e o Juiz da Comarca de Escada já concedeu a liminar à empresa. De acordo com a decisão, as famílias deverão ser expulsas e todas as casas destruídas

De acordo com os manifestantes, algumas pessoas que moram no local há 40 anos. Antes de morarem às margens da linha férrea, as famílias habitavam os engenhos da Região como Frexeira Velho, Contendas, Recreio, Refresco, Barão, Limeira, Pilões, Maravilha e Bosque e foram removidos por conta do programa Pro-Álcool, em 1975: Programa do Governo Federal, que fez com que as Usinas produzissem além de açúcar, o álcool combustível, motivado pela crise do petróleo na época. Segundo a Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de PE, a Fetape, neste período do Pro-Álcool em Pernambuco, mais de 40 mil sítios foram destruídos para garantir o avanço da cana de açúcar no Estado.

Com o projeto da Transnordestina em curso, as linha férreas estão sendo reativadas. Segundo as famílias, a empresa pediu para entrar nas casas para medir e cadastrar as famílias com a promessa de indenizá-las caso tivessem que sair do local, o que não aconteceu.  No início do mês de setembro, as famílias participaram de uma audiência na Comarca de Escada. Na ocasião, o Juiz informou que as famílias teriam 30 dias para saírem de suas casas.
 

Nenhum comentário: