quinta-feira, 1 de setembro de 2011

SERIA O FIM DA UTOPIA?

É fato que “Desenvolvimento Sustentável” tem sido o termo mais comentado em todo o mundo nos últimos anos, e para muitos, alcançar a tal Sustentabilidade não passa de utopia.
Se ligarmos a TV, se lermos o jornal, se ouvirmos o rádio, se navegarmos na internet ou se até mesmo assistirmos uma novela improdutiva qualquer, o meio ambiente está lá! Balançando sua bandeirinha e gritando estou aqui e necessito ser sustentável!
A Ciência afirma que a humanidade está vivendo o maior dos conflitos de toda sua história, pois ainda não foi encontrado “o mapa da mina” que vai mostrar como encontrar o tal equilíbrio entre a economia, o social e o meio ambiente.
Dos grandes encontros que visam traçar metas para a sustentabilidade, nascem boas propostas que nos trazem receitas que parecem infalíveis, mas que em sua maioria não saem do papel.

O Brasil sempre teve destaque a nível global no que se diz respeito a “preocupação com o meio ambiente”, no entanto a Amazônia está sendo engolida e não é preciso ir muito longe, o nosso Mangue pernambucano já teve hectares e hectares mastigados pelo desenvolvimento de nosso estado, sem falar no que ainda nos resta em relação à Mata Atlântica, quase nada, já temos autores citando míseros 5%, ou seria 4%? 3%? 2%? 1%? É mesmo uma contagem regressiva!
Muitas ONGS e associações têm desenvolvido uma série de ações que proporcionam mudanças pontuais, outras investem milhões em projetos apoiados por grandes empresas e as ações não se mantêm, tudo não passa de tempo e dinheiro perdido, mas talvez fique algo do marketing ambiental que vem chamando a cada dia mais a atenção dos consumidores.
Podemos concluir que não existirá proposta eficiente que não esteja envolvida com boas políticas públicas ambientais, e para que existam essas políticas se faz necessário que as Secretarias Estaduais e Municipais de Meio Ambiente sejam atuantes e trabalhem em conjunto com uma equipe técnica qualificada e multidisciplinar e acima de tudo que atuem com ética e compromisso.
Pernambuco me faz acreditar pela primeira vez que estamos chegando ao fim desse sentimento de utopia em relação à sustentabilidade, no primeiro semestre a Secretaria de Meio Ambiente foi desmembrada e deixou de ser apêndice da Secretaria de Tecnologia e se encontra sobre a competente direção do Secretário Sergio Xavier que conseguiu dentro de alguns meses nos convencer que é possível levantar o perfil das Secretarias Municipais do estado de Pernambuco e corrigir suas falhas, que preservar e investir no meio ambiente pode deixar de ser prejuízo e se tornar uma grande moeda de lucro.
Seria o fim da utopia? Faço votos que a resposta seja sim.

Por: Viviane Lima





Publicado por www.penseverde.org

Um comentário:

Manoel Carlos disse...

competente ? vc mora na lua? o rio tapacurá continua uma desgraça.