sábado, 10 de setembro de 2011

Vinte usinas iniciam safra de cana-de-açúcar em Pernambuco


Setembro marca o início da safra de cana-de-açúcar em Pernambuco, que deve somar mais oito usinas, além das dez que já estão funcionando e de outras duas que começarão operação em outubro.
A expectativa é de que seja produzida cerca de um milhão de toneladas de cana a mais que na safra anterior. Até a última quinta-feira, já havia sido contabilizadas 229 mil toneladas de cana esmagada, responsável por 16 mil toneladas de açúcar e 1,3 milhões de litros de etanol.
Para o esmagamento recém iniciado, a previsão é de um total de 17,8 milhões de toneladas de cana, um total que supera os 16,89 milhões de toneladas da safra 2010/2011. Os números conferem a Pernambuco o cargo de segundo maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil.
Para o presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), Renato Cunha, o crescimento pode estar ligado a fatores climáticos. “Este ano, o inverno foi mais regular, beneficiando a produção.
Também sentimos que o verão começa a se instalar”, observou, sobre o momento de realização da moagem.
Apesar do aumento na safra, Cunha demonstra certa preocupação com os custos de mão-de-obra e insumos agro­industriais. Ele diz que o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) cobrado em cima do açúcar é um contrassenso. “É um alimento fundamental para a dieta humana e, através de uma diminuição, ou isenção, poderíamos equilibrar a defasagem da relação entre Dólar e Real”, disse.
QUADRO NACIONAL
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou que a produção nacional de grãos da safra 2010/2011 deve bater recorde. O volume estimado é de 162,9 milhões de toneladas, aumento de 9,2% em relação à safra 2009/2010. Parte da alteração no valor total da safra ocorreu por causa da revisão da área de milho no Nordeste. A área total de cultivo brasileira é de cerca de 49,9 milhões de hectares, 5,3% superior à safra passada. O Nordeste responde por 21% dessa área, com 10,4 milhões de hectares; registrou aumento de 1,24 milhão de hectares em relação ao ciclo agrícola anterior.
Da Folha de Pernambuco
 

Nenhum comentário: