terça-feira, 11 de outubro de 2011

Auditores fiscais recebem homenagem do Parlamento

Publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) em 11/10/2011.
Há 120 anos, o trabalhador brasileiro ganhou um importante aliado para garantir dignidade e respeito: foi criada a Inspeção do Trabalho. Por solicitação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Uchoa (PDT), o Parlamento Estadual referendou, ontem, durante reunião solene, o compromisso dos auditores fiscais com os trabalhadores. "Em determinado período da vida nacional, a situação era de abandono. Os trabalhadores estavam entregue à própria sorte", frisou Uchoa. A solenidade foi coordenada pelo deputado Ricardo Costa (PTC), que saudou a categoria.
O auditor fiscal do Trabalho verifica o cumprimento da legislação trabalhista, bem como as condições relativas à segurança e à saúde dos mais diversos segmentos profissionais. "A categoria está sempre alerta contra a ocorrência de acidentes, zelando pelo cumprimento das normas estabelecidas", observou Uchoa. 
Também estão entre as atribuições dos auditores combater o trabalho escravo e o infantil.
Coube à presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), Rosângela Silva Rassy, detalhar a história da instituição. A atividade foi implantada por meio de decreto, assinado em 17 de janeiro de 1891, por Deodoro da Fonseca. “Apesar da importância da categoria, o número de auditores ainda é insuficiente no País”, de acordo com Rosângela.
Aproximadamente, 2,8 mil profissionais cobrem os mais de cinco mil municípios brasileiros. Em Pernambuco, são apenas 125 auditores para os 185 municípios e o Distrito de Fernando de Noronha. "Por isso muitas empresas nunca serão fiscalizadas", lamentou, solicitando apoio aos Poderes Executivo e Legislativo para aumentar o efetivo em todo Brasil. Ela agradeceu a homenagem e a placa comemorativa em alusão à data.
Durante o evento, o Coral Vozes de Pernambuco, formado por funcionários da Alepe, sob a regência do maestro Josias Gouveia, entoou várias canções.
Portal da alepe

Nenhum comentário: