Publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) em 22/10/2011.
Um espaço para auxiliar o Executivo Estadual na criação de políticas públicas relacionadas à Educação e monitorar o setor a fim de promover a melhoria da qualidade do ensino. Essas são as principais metas do Fórum Estadual de Educação, instalado, ontem pela manhã, no Plenário da Casa Joaquim Nabuco.
As propostas apresentadas ainda permitirão formular o Plano Estadual de Educação. Atualmente, o Congresso avalia diretrizes para o Plano Nacional, documento que fundamentará a condução de cada Estado quanto ao segmento.
Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Alepe, a deputada Teresa Leitão (PT) coordenou a solenidade e observou que a iniciativa "permite o diálogo entre sociedade e Governo". Na opinião da parlamentar, eventos focados num debate semelhante devem ser promovidos na esfera municipal.
O secretário estadual de Educação, Anderson Gomes, detalhou que, no primeiro semestre, o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, lançou o Fórum Nacional. "O desafio era estimular cada localidade a promover o debate, a partir das peculiaridades da região. Pernambuco foi um dos pioneiros a assimilar a proposta", elogiou.
Márcia Ângela Aguiar coordena a iniciativa e declarou que o "Plano visa representar as metas de todos os setores, modalidades e níveis da área educacional de Pernambuco". Ela leu o manifesto redigido quando da criação do Fórum e o entregou ao secretário do Governo.
Também se pronunciaram o presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Fernando Freire; o professor e vice-prefeito de Olinda Horácio Reis; a vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco, Maria Antonieta Galvão; e o diretor do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, José Batista Neto. Essas instituições estão entre as 31 que integram o Fórum.
O presidente da Fundaj alertou para o "muito que precisa ser feito". Horácio Reis parabenizou a decisão de fomentar a análise e ponderou que "os fóruns estaduais são resultado das grandes mobilizações realizadas no passado". Maria Antonieta endossou, ressaltando o envolvimento dos trabalhadores em Educação no País. Batista Neto, por sua vez, desejou êxito e comentou que "algumas experiências permitiram que Pernambuco se desenvolvesse".
A Banda Musical da Escola Estadual Maria Alves Machado, de Maranguape II, Paulista, entoou canções sob a regência do maestro João Lobão. Em Pernambuco, as reuniões do Fórum de Educação devem ser semestrais. No entanto, o grupo poderá promover encontros extraordinários sempre que julgar necessário.
Portal da ALEPE
Nenhum comentário:
Postar um comentário