domingo, 30 de outubro de 2011

DISCUSSÕES CALOROSAS SOBRE TEMAS DA VITÓRIA FORAM A TÔNICA DA REUNIÃO DE HOJE NO IHGVSA



Nesta manhã de domingo dia 30 de outubro foi realizado mais uma sessão no salão nobre do IHGVSA, com a presença de uma boa quantidade de consócios.
A sessão na manhã de hoje foi uma das mais calorosas dos últimos tempos, onde foram abordados vários temas referentes à nossa cidade.

REUNIÃO BASTANTE PRESTIGIADA
O MUSEU E O SILOGEU

PEDRO FERRER, PROF. ENEDINO E PROFESSORA SAVANA
Depois de lida a ata pelo professor ENEDINO, o presidente começou a reunião falando que nesses últimos meses houve um aumento nas visitas ao museu, o que proporcionou uma boa arrecadação no valor das entradas e com isso o IHGVSA comprou componentes para o ar condicionado.
Também PEDRO FERRER destacou o sucesso do MOSTEV no seu 14° ano, que estão utilizando bem as dependências do SILOGEU e a freqüência está  formidável, sempre com a casa lotada.

A VIAGEM PARA A NASCENTE DO TAPACURÁ

PEDRO FERRER
Ainda com a palavra PEDRO FERRER perguntou aos consócios se gostaram da viagem para a nascente do Tapacurá. Para o Consócio Pilako deve o Instituto realizar mais viagens como esta. Pondera Jones a possibilidade de ir para Brennar ou viajar de Catamarã, Pedro por sua vez fala:  " Quem sabe podemos ir para Igarassu e conhecer o patrimônio Histórico de lá".
Para encerrar sobre a viagem o Consócio Aristides propõe que o professor Ivanildo que foi o guia e trouxe muitas informações sobre o ecossistema local, receba um agradecimento oficial do Instituto. Aristides enfatizou que ficou surpreso com a grande quantidade de lixo no local e solicitou ao Instituto que peça as autoridades do município de Pombos a retirada do mesmo.

INDICAÇÃO DE NOVOS CONSÓCIOS

Terminado esse balanço sobre a viagem as nascentes, foi dado inicio a ordem do dia, a professora Savana coloca para apreciação dos Consócios a possibilidade da entrada da professora Eliezer Ferreira como Consócia no próximo dia 18 de novembro, assim o fez Pilako indicando Rômulo de Deus proprietário da Rádio MR e João Álvares indicando Marcelo Mesquita da Revista Total. Todos foram aprovados por unanimidade pelos Consócios.

PROGRAMAÇÃO PARA O ANIVERSÁRIO DO INSTITUTO

No dia 18 de novembro teremos na noite de aniversário do IHGVSA os seguintes eventos:
1.       Homenagem ao Ex-prefeito JOSÉ AGLAÍLSON, pois o mesmo dôo um imóvel que permitiu a expansão do espaço do Instituto;
2.       Aposição dos quadros de ZITO MARIANO E ANTÔNIO DE MELO;
3.       O Consócio RAFAEL DE OLIVEIRA irá proferir uma palestra contando a história do Instituto, mas com um detalhe toda em Cordel;

4  Ao final um coquetel.

LANÇAMENTOS DE LIVROS E SUAS REPERCUSSÕES

No dia 16 de novembro será lançado o livro HISTÓRIA DA VITÓRIA às 19:30h no Salão Nobre, livro (didático), esse que será adotado pela prefeitura municipal da Vitória.
No dia 19 de dezembro será a do Jornalista João Álvares que falará do período de 1983 até 2010, sobre Vitória de Santo Antão, segundo o próprio autor será um livro polêmico com 600 páginas no total.
Esta sendo inscrito o segundo volume do livro didático da História da Vitória que abordará o folclore, a cultura, e as tradições Vitoriense. O referido livro será lançado em 2013.
Sobre esse tema foi aberto uma boa discussão. O livro didático foi escrito para os alunos de 12 a 14 anos. Segundo Pilako esse livro será um sucesso e muitas escolas vão querer adquirir o volume. 


Para o professor Johnny esse livro será um sucesso, por que as escolas estão com temas de feiras de ciências já saturadas e de repente, nos próximos anos, vamos testemunhar exposições culturais com temas locais. Eu venho desde 2009(ANTÔNIO DE MELLO VERÇOSA e 2010 com MARTHA DE HOLLANDA), homenageando vultos vitorienses que fizeram a história de nossa cidade. E os alunos ficam fascinados com as descobertas.São alunos do 9° ano e do EJA das Escolas Weigélia Galvão e o Comercial.

ABERTURA DO INSTITUTO AOS FINS DE SEMANA

Ficou para janeiro, a prefeitura cederá guardas municipais para dar segurança. A FACOL irá disponibilizará bolsistas do curso de Turismo para prestar serviços aqui no Instituto, os mesmos serão capacitados. O museu esta sendo bastante comentado no estado, estive no Jornal do Commercio e no Diário de Pernambuco para futuras matérias sobre o nosso Instituto, falou Pedro Ferrer.

GRANDES DISCUSSÕES NA MANHÃ DE HOJE

PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA VITÓRIA- A POLÊMICA PEDREIRA VITÓRIA

MARCELO HERMÍNIO
O consócio Marcelo citando uma matéria que viu no blog de Lissandro onde estava na Câmara um projeto de lei onde seria doado a Pedreira Vitória mais 10hectares. É público e notório que o Engenho Bento Velho esta sendo prejudicado e algumas casas de alguns bairros.
Gravatá apresenta uma valorização do patrimônio, mas, não tem a história que nós temos.
Costumo fazer um roteiro de aula com meus alunos e se resume a uma rua. Durante a reforma da praça D. Luís de Brito, deveria ter feito um trabalho arqueológico, a caixa d’ água na praça está atrapalhando o paisagismo da matriz. Ao final Marcelo foi saudado com uma salva de palmas.

O CHARUTO DE ELIAS LIRA

Tomando a palavra o presidente Pedro Férrer discursou: “Eu procurei Joel da Pitú e a Arquiteta Selma, quando falei sobre o charuto a mesma respondeu”. “Quando as árvores crescerem vai cobrir o charuto”.
Disse ainda a arquiteta que: “qualquer mudança só poderia acontecer com o termino da obra”.
Disse ainda: “Pedro em cima do sanitário será o palco de show para a sua filarmônica”.
O consócio Aristides tomando a palavra falou na possibilidade de acionar a justiça para embargar a obra através de uma ação popular. “Coloco-me a disposição com relação à Pedreira e a Praça. Infelizmente tudo em Vitória tem repercussões políticas”, assinalou Aristides.


NOTA: a expressão CHARUTO DE ELIAS é dita pelos populares em toda a cidade.

OS DONOS DAS PRAÇAS

EGIDIO
O consócio Egidio denuncia em seu livro o fato de as praças da Vitória estarem cheio de barracas e estabelecimentos que se apropriam do bem público. Também lamentou o fim que a Duque de Caxias teve que foi ser transformada em estacionamento.

REFORMA DA PRAÇA LEÃO COROADO

PEDRO FÉRRER comentou que o prefeito Elias Lira vai reformar a Praça Leão Coroado e ai vem à polêmica da retirada dos bares da frente do 03 de Agosto e da praça. Para a Arquiteta, essa batata quente deveria ficar com o Instituto.
A consócia Savana propôs a criação de um projeto de lei que toda mudança no patrimônio histórico da Vitória seja antes consultado o Instituto.

O MERCADO DE FARINHA SERÁ REFORMADO E DESOCUPADO

PEDRO FÉRRER disse: “O prefeito Elias vai desocupar e reformar o Mercado de Farinha e vai doar aos comerciantes ao fim da reforma. Para Férrer ali deveria ser um centro cultural.
Pilako toma a palavra e diz que não só o Instituto, mais todas as entidades culturais deveriam juntas cobrar do prefeito ações para evitar esses fatos.

A POLÊMICA PEDREIRA VITÓRIA II

O consócio professor Johnny Retamero pondera: será que os investidores do SHOPPING CENTER estão sabendo sobre a PEDREIRA ? ora se casas em Redenção estão rachadas segundo moradores locais e o que será do SHOPPING que ficará próximo? os investidores poderão ser importantes aliados para nós.
Para Aristides o ideal é pegar todas as sugestões e criar uma comissão para fazer uma pauta de ações, para verificarmos quais as prioridades e o que ações poderemos tomar.

Tomando novamente a palavra, o Consócio Johnny Retamero lembrou que a doação da área para a Pedreira não aconteceu, "Pois estive na Câmara no ultimo dia 19 e só não foi aprovado por conta de vistas pedida pelo Vereador Pedro Queiroz, o mesmo só aprovaria se tivesse um TAC (termo de ajustes de conduta), onde a Pedreira se comprometia com o ministério público a só usar as detonações no subsolo". Já no ultimo dia 26 mais uma vez não é aprovado por conta do TAC ter chegado naquela mesma noite, onde segundo Queiroz isso deveria ter ocorrido 72 horas antes. Então com certeza no dia 09 de novembro será aprovado.

Antes de encerrar a sessão foi criada a comissão que debaterá os rumos das ações do Instituto, assim ficou composta: Savana, Egidio, Johnny, Aristides, Pilako, Claudio e Jones. 

OBS: AGUARDEM PELAS FOTOS

TEXTO/FOTO DO CONSÓCIO JOHNNY RETAMERO 

14 comentários:

Manoel Carlos disse...

Aristides me proponho a assinar a ação popular que vise embargar tal obra na Praça da Matriz, (na qualidade de cidadão) haja vista ser um crime contra o patrimônio público municipal

Thiago Bezerra disse...

Manoel Cidadão?
k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k
Aristides tá com essa conversa para agradar Aglailsom.

Manoel tá com raiva porque não conseguiu nada com Elias tá mais quimadodo que café torrado.

Anônimo disse...

professor me desculpe a minha ignorância mas o que é mostev e qual a finalidade e a importância de se ter um instituto histórico na cidade e o que os membros fazem

evandro holanda disse...

EU TAMBÉM ASSINO QUALQUER AÇÃO QUE SEJA PARA PROTEGER O PATRIMÔNIO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO.
ESSA AÇÃO DE ELIAS É CRIMINOSA. TÔ COM ARISTIDES E COM VITÓRIA...

Anônimo disse...

CARÍSSIMOS AMIGOS QUERO AGRADECER OS COMENTÁRIOS E RESPONDER A PERGUNTA DO AMIGO LEITOR. MOSTEV É UMA AMOSTRA DE TEATRO COM ATORES DE VITÓRIA E REGIÃO, SÓ QUE ESSE ANO ELES ESTÃO COM NOVIDADES. HAVERÁ MOSTRA DE DANÇAS E CINEMA.
IHGVSA- EM POUCAS PALAVRAS TEM A FINALIDADE MAIOR DE ZELAR E DIVULGAR A HISTÓRIA DO MUNICÍPIO, BEM COMO,LUTAR PELA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA VITÓRIA.
CONSÓCIOS- SÃO SÓCIOS, AGENTES ATIVOS DE TODO ESSE PROCESSO. ESPERO CARO AMIGO TER RESPONDIDO SUAS PERGUNTAS. UM GRANDE ABRAÇO.

Prof. Johnny Retamero

Anônimo disse...

O problema do Vitoriense é a amnesia que só faz 1 ano que retiraram as enormes arvores da praça e ninguem pelo que comentaram lembra. As antigas arvores eram bem maiores que está caixa d'agua. Isso é só Politicagem de Aristides.

Anônimo disse...

O problema de Vitória é safadeza política mesmo.
Todo mundo só quer puxar a brasa para sua sardinha e as dos outros que fique crua

xina disse...

arores sao naturais, uma caixa de agua não.

xina disse...

arores sao naturais, uma caixa de agua não.

xina disse...

arores sao naturais, uma caixa de agua não.

xina disse...

arores sao naturais, uma caixa de agua não.

Anônimo disse...

Quanta hipocrisia destruiram a Paça Duque de Caxias com arvores e tudo e o Dr.Adevogado e seu fiel escudeiro ficou em silêncio, Derrubaram o coreto a mando do "Major Capelão" e ficaram em silencio.
E agora estão querendo embargar as obras da praça a titulo de cidadania cidadania, vão lá em bento velho e veja a situação a capela com as paredes rachadas as custas de dinamite da pedreira
O que aconteceu com a casa de Osman Lins?
foi covardemente demolida e os defensores do patrimônio público não fizeram nada.
Cuidado a igreja da matriz e de Bento Velho ainda não foram tombadas, cuidado para nao serem derrubadas.
OBS:
Quem fez aquele cercado da calçada da igreja da matriz?
Porque o Dr Adevogado e seu escudeiro nunca falaram nada?
A carapuça está ai, se servir use-a.

Bruno Roberto, Vitória de Santo Antão-PE disse...

O que nos chama atenção, é saber que em uma Eleição (Quando o Dr. Aristides era candidato a vice na chapa de Antonio de Lemos), ele pregava nos quatros cantos da cidade que o atual prefeito era a volta do atraso, um candidato que disputava a eleição com uma liminar.
O outro candidato José Aglailson era o candidato a releição era a corrupção em todas as áreas da prefeitura, passado 4 anos o Dr. Aristides Junior, foi candidato a vereador na chapa de "QUEM" Zé do Povo, que até cargo tinha na prefeitura.
Passado mais algum tempo o Zé do Povo se reelege, derruba Praças em Vitória, faz um verdadeiro distribuição de terrenos na cidade, exemplo Estrada Nova (Linha Ferrea - Dizem que nem os trilhos sobrou), as margens da antiga BR 232 (Compesa - Hosp. João MUrilo/CIRETRAN), Patio da Mangueira, e por ai vai, e ninguem fala nada, inclusive o Dr. Aristides Junior, não tomou nenhuma atitude em relação a isso, ai vem dizer que pode acionar a Justiça/Ministério Público.
Aristides / Manoel Carlos, vão fazer outra coisa, de que ficar falando babozeira, creio que vocês devam ter mais o que fazer.

Anônimo disse...

Onde estava esse pessoal quando Padre Renato derrubou o altar da Igreja da Matriz?
Tô avisando o predio ainda não foi tombado.