sábado, 1 de outubro de 2011

Em meio a emoções, divergências e discussões, foi realizada mais uma sessão na Câmara de Vereadores da Vitória


A Sessão realizada na noite da última quarta feira na Casa Diogo de Braga contou com a presença de todos os vereadores, alguns chegaram muito tempo após o início dos trabalhos, e para compensar passaram a maior parte do tempo fora do plenário foi o caso de Irmão Duda, José Aglailson quando falou o que tinha para falar se retirou como já é de costume, Mano Holanda também pouco acompanhou a sessão, em fim, vamos aos principais assuntos debatidos na noite
O vereador Silvio Gouveia realizou a leitura da ata da sessão anterior a qual foi aprovada por todos e em seguida apresentou em plenário a ordem do dia.
Dr. Pedro Queiroz se dirigiu a tribuna na qualidade de primeiro orador escrito como de costume e iniciou seu tempo solicitando um voto de aplauso ao Medico Edvaldo Bione pela sua Filiação ao PMDB, a convite de Alexandre Ferrer, onde pretende disputar das eleições municipais do ano que vem, Bione será candidato a Vereador em 2012.
Em seguida Pedro fala sobre um acordo feito pelos vereadores na sessão passada no qual ficou acertado que nenhum projeto de doação de terreno enviado pela Prefeitura não seria votado pela casa enquanto a solicitação feita em dezembro de 2010 por Dr. Saulo onde o mesmo pediu que fosse enviada a câmara um relatório informando sobre todas as doações de terra já realizadas pela prefeitura e quais áreas ainda pertencem ao município.


Por meio de um aparte o Vereador Novo da Banca apela para o colega Queiroz abrir uma exceção e vote dois projetos de doação onde os diretores das empresas estavam nas galerias do plenário um deles representava a Elcoma Computadores a qual recebeu área de terra na localidade de Natuba.
Foi onde começou o entrave da noite, Pedro afirmou que não voltaria atrás em sua decisão e não votaria nenhuma doação de terra até que o pedido da Casa seja atendido, pois se a câmara abrir uma sessão seria desmoralizado
Outro assunto abordado por Pedro Queiroz foi uma reunião realizada na tarde da quarta feira, onde foi entregue ao Ministério Público de Pernambuco a escritura da área doada pela prefeitura para a construção de um novo Fórum. Pedro enaltece sua emenda que apenas libera a doação do terreno se o prédio do atual fórum localizado na matriz seja passado para o município para que ali seja construído algum mini hospital ou um centro técnico fato que ocorrerá quando o fórum for para o novo prédio.
O Presidente da casa José Aglailson, por meio de um aparte elogia o vereador Pedro Queiroz pela ação na Casa Diogo de Braga e relembra o tempo que os dois foram aliados, Aglailson critica a imprensa da cidade, segundo ele, o “Blog de Paulo Roberto” que vem fazendo uma espécie de perseguição contra sua pessoa.
Queiroz não nega, e ressalta que já foi leal ao ex prefeito, e não se arrepende de ter feito isso, mesmo estando em um lado diferente hoje ele recorda de um foto que aconteceu quando ele teve sua foto estampada em jornais informando que o mesmo seria preso, ele conta que em uma noite chegou a sua casa onde estava com sua Mãe Jose Aglailson e Aglailson Junior oferecendo ajuda e inclusive um carro caso ele desejasse sair da cidade, Pedro afirma que não concordou neste momento, o vereador paralisou por alguns estantes seu discurso e conteve a emoção que quase o levou as lagrimas, ainda com a voz embargada o vereador encerra seu discurso.
O segundo orador foi o Vereador Novo da Banca, ele rapidamente entra no tema da doação de terrenos a Elcoma computadores, o fato é que a área doada a Elcoma é a que pertencia A Sra. Roseane Viúva, do Empresário que era proprietário da Indústria de Alimentos Cativa, terreno este que já provocou muitas discussões na Casa Diogo de Braga, na verdade a área doada a Elcoma foi de 11,5 hectares e uma área de 0,5 hectares ficou com Sra. Roseane e sua filha como herança porem ouve um acordo entre Roseane e a empresa de computadores para que ela devolvesse à área a para Prefeitura e a mesma repassasse para a Elcoma e em troca a empresa daria uma indenização para que Roseane assegurasse o futuro de sua filha que é herdeira da área.
Após esclarecer este fato Novo da Banca apela novamente para que os parlamentares abram uma exceção no acordo de não votar doações e aprovem este pedido.
Pedro usa novamente a palavra por meio de um aparte e afirma ao vereador Novo que não é sua intenção atrapalhar o desenvolvimento da cidade, muito menos prejudicar os empresários que ali estavam, porem não poderia ferir uma decisão tomada em comum acordo com os vereadores, Queiroz ainda ironiza afirmando que os empresários podem até ir preparando a terra que ninguém vai mexer com eles porem a doação só será efetivada quando os relatórios solicitados chegarem a Casa Diogo de Braga.
Em seguida André de Baú foi à tribuna, enquanto o vereador Novo da Banca fazia as contas e buscava apoio dos vereadores para a aprovação dos projetos. André inicia seu pronunciamento solicitando um voto de aplauso ao BLOG VIA EXPRESSA DE NOTÍCIAS “V1”, em nome de seus diretores Everton Alambergue, Orlando Leite e Téo Melo pelo fato do Blog ter ultrapassado esta semana a marca de cem mil acessos, segundo o vereador o blog vem realizando um bom trabalho na imprensa da cidade valorizando a história do município através do Professor Johnny Retamero e trazendo sempre matérias de relevância de forma imparcial e coerente; ele destaca o blog como um dos principais da região.
Mais adiante o parlamentar se mostra solidário com o pedido de Novo da Banca, ele também faz um requerimento para que a Prefeitura retire do bairro de Dr. Alvinho algumas criações irregulares de porcos, que segundo o vereador prejudicam bastante aquela localidade provocando inúmeras doenças, mau cheiro. “Alem de a localidade ser a região mais humilde de nosso Município e sofrer com outros problemas como trafico de drogas ainda tem este fato que empobrece ainda mais o local” pontuou o parlamentar.
Outro requerimento se refere ao Lyons Clube que recebeu uma área no bairro da bela vista mais precisamente em frente ao posto medico no qual funcionaria alguns cursos para população, no entanto o prédio encontra-se há bastante tempo abandonado, o vereador reivindica que o prédio seja devolvido ao município para que o mesmo implante ali alguns projetos que beneficiem aquela comunidade.
E por fim ele pede que as localidades do Iraque e Iran e também o Loteamento de Baú sejam beneficiadas com duas das creches que serão construídas pela Secretaria de Educação no município, segundo ele serão seis para atender as comunidades mais carentes da cidade.
O ultimo orador foi o vereador Geraldo Enfermeiro, como sempre teceu duras criticas a administração da Prefeitura, cutuca Pedro Queiroz afirmando que ele está sendo desmoralizado pela Prefeitura e sugere a ele que renuncie o Cargo de Líder do Governo na Câmara, Geraldo é a favor de não votar os projetos de doação apresentados na noite.
A sessão esquentou e em meios a pedidos de ordem por parte de vários vereadores, alguns contra e outros a favor. Exercendo a função de presidente da sessão Dr. Saulo que Havia substituído Aglailson que se retirou no inicio da sessão se viu em uma situação delicada, pois na platéia alem dos representantes das empresas beneficiadas com os terrenos se encontrava a Roseane e sua filha que cobrava aos parlamentares que a decisão de seu futuro.
Devido ao clima tenso e discordante Dr. Saulo que presidia a sessão retirou os projetos da pauta evitando assim mais problemas deixando os mesmos para serem votados em outra oportunidade.
Em clima de insatisfação a reunião foi encerrada e a próxima marcada para a quarta feira seguinte.
Por Everton Alambergue

2 comentários:

Anônimo disse...

essa é verdadeiramente nossa casa legislativa, uma bagunça.

Anônimo disse...

continua a mesma coisa enquanto agente não mudar essa camara não vai melhorar a cidade