quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Entendendo o Terremoto na Indonésia


Um terremoto de magnitude 6,1 deixou pelo menos 50 feridos na ilha de Bali, na Indonésia. Além disso, templos, prédios e casas foram danificadas pelo abalo de terras nesta quinta-feira. Até o momento, não há alerta de tsunami para região. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o tremor aconteceu a 61 km de profundidade e cerca de 100 km ao sudoeste de Denpasar, em Bali. Já a Agência de Meteorologia e Climatologia da Indonésia elevou a magnitude para 6,8.

Para entendermos um pouco melhor o que acontece com essa região devemos levar em consideração a sua localização geográfica, e falando em terremoto não podemos deixar de localizar essa região a partir das placas tectônicas. Pois então vamos nos Concentrar na imagem a baixo:


A indonésia está localizada um pouco acima da Áustria como bem mostrou a imagem 1.Podemos perceber que a região é extremamente propicia a essas catástrofes naturais, uma vez que está localizada em uma zona de encontro de várias placas tectônicas e juntamente com isso possui uma atividade vulcânica, pelos mesmos motivos, muito elevada.

Vale apena fazer a mesma análise para entender o que acontece com outros países como, por exemplo, o Japão.


Por Diego Felipe

Nenhum comentário: