quarta-feira, 5 de outubro de 2011

HÁ 81 ANOS MARTHA ESCREVE PARA O PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS, INTERCEDENDO POR UM AMIGO


QUANDO O Sr. BORGES DE MEDEIROS VOLTARÁ AOS PAMPAS-PARTE 3-Final

A cidade está cheia, pelas informações telegráficas dos jornais. De que o Ditador ao chegar á Paraíba, teria assinado o decreto que permite o regresso do Sr. BORGES DE MEDEIROS ao RIO GRANDE DO SUL.

Anteriormente falou-se, nas rodas políticas do RIO DE JANEIRO, na possibilidade de um acordo na política do RIO GRANDE DO SUL, de modo que este ato poderia ou poderá parecer cerolario de entendimentos a respeito, a-pesar-das  partes interessadas os terem negado.

Tivemos ante-ontem um encontro fortuito com o Sr. BORGES DE MEDEIROS e entendemos, de bom alvitre, felicita-lo pela medida.

- Não aceito felicitações pelo caso – Respondeu-nos em tom risonho, o velho político. Já tenho recusado outras. Primeiramente, eu nada sei a respeito. Nunca solicitei nem solicitarei essa “graça”. E si vier espontaneamente, dela não me aproveitaria menos que os pernambucanos me estejam considerando fardo pesado!...


- por quem é, BORGES DE MEDEIROS! Nós não o consideramos exilado, sim como hospede e dos nossos ilustres e dignos de acatamento.

- Muito obrigado. Quase que teria valido á pena tomar a atitude que tomei, só para ser deportado por aqui, como já tenho dito, sou de família pernambucana. Aqui concluir meu curso de direito, quando a faculdade era no antigo colégio dos Jesuítas. Fui, agora, recebido com tanto carinho e acatamento que me vi confundido. 

A mim e á minha senhora me cercam de tanta consideração que não sabemos com retribuir tamanha gentileza. Quase diariamente damos nossos passeios para melhor conhecer Pernambuco. E não podemos entender a todos os convites. Tenho matado minhas saudades dos tempos de acadêmico, revendo os senhores conhecidos , estudando o evolta da cidade, recordando os nomes dos mestres e condiscípulos. 

Por que deixar assim, tão precipitadamente, a calma de Pernambuco para envolver-me na atividade política, de que, estando no RIO GRANDE DO SUL, não poderei alheiar-me? E para que voltando quando acompanharam ainda estão – antes sim! & fora da pátria, proibida de participar dos seus destinos?

- Quer dizer que mantem a declaração anterior de esperar a constituição?

- Sem duvida. Só esta dará legítimos direitos e não “graças” a cidadãos. 

Quando o país integrar no regime legal, arrumarei minhas malas e seguirei – Só eu ei conquanta alegria, mas, ao mesmo tempo, com quanta saudade! – Para meus pagos. E nesse dia, e por todo o sempre, não deixarei de bendiz do acaso que me fez, no fim da vida vir a rever a terra do meu pai, o de encontrei novas amizades e seio de cujo povo fui acolhido com tanta simpatia.

Estávamos no cinema do Parque, no intervalo da primeira para a segunda sessão. A luz apagou-se, nesse momento e na tela foi refletido o titulo do filme a ser passado: “ O homem poderoso”!
Mera coincidência...


FONTE: DIÁRIO DE PERNAMBUCO


Postado por Johnny Retamero

Nenhum comentário: