sexta-feira, 14 de outubro de 2011

INSALUBRIDADE NA SAÚDE EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO II


INTRODUÇÃO-PARTE 1

Esta semana o blog Ven apresenta mais uma série de reportagem sobre doenças que vitimaram vitorienses no final do século XIX e inicio do Século XX. Fruto de uma parceria entre o Professor Johnny Retamero e da enfermeira Maria Pereira, que reside em Campos Sales no Estado do Ceará. Para ler sobre a matéria anterior, que foi sobre a Varíola, clic na palavra História da Vitória de Santo Antão e saiba mais.


CÓLERA

É uma doença infecciosa aguda, transmissível e perigosa,pois caracteriza se por uma por uma infecção intestinal grave, podendo levar á morte em decorrência da desidratação.                                              

De acordo com relatos bem antigos, a cólera estava presente desde os primeiros séculos da humanidade, causando diarréias agudas de aspecto semelhante à água de arroz, vômitos e, em certos casos mais acentuados, câimbras, perda de peso intensa e olhos turvos.

Causada pela  bactéria vibrio cholerae.


Período de incubação:  É de aproximadamente cinco dias.Vencendo a acidez estomacal, multiplica-se no intestino delgado de forma bastante rápida e, em razão de seus sitomas, pode causar desidratação, perda de sais minerais e diminuição acentuada da pressão sanguínea em curto espaço de tempo, com possibilidades de causar a morte das pessoas afetadas.

Transmissão: Pela ingestação da água, alimentos, peixes, frutos do mar, água- doce contaminada por fezes ou vômitos de indivíduo portador da doença.Mãos que tiveram contato com a bactéria ou mesmo moscas e baratas podem provocar a infecção por este patógeno.Esses últimos  podem fucionar como vetores mecânicos, transportando o vibrião para a água e para os alimento.

Diagnostico: Consiste no isolamento e identificação do vibrião nas fezes do paciente.

Tratamento: A reidratação é essencial e é , na maioria dos casos, o único método necessário.Entretanto, a visita ao médico é indispensável, já que só ele será capaz de analisar o caso e , caso seja necessário, prescrever antibióticos.

A cólera afeta principalmente, locais onde o saneamento básico é precário. Essa doença ocasionou sete pandemias (epidemia simultânea em muitos países ou continentes).

A Organização Mundial de Saúde recomenda a proporção de seis mL de cloro para cada litro de água, adicionado no mínimo meia hora antes da sua utilização como bebida ou para o preparo de alimentos.

TEXTO DE MARIA PEREIRA
FOTOS DA INTERNET

Nenhum comentário: