segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Parada da Diversidade atrai mais de 20 mil turistas a Pernambuco


Blenda Souto Maior/DP/D.A Press/Arquivo
Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
A Parada da Diversidade foi avaliada como boa ou ótima por 78% dos entrevistados, revelou uma pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo durante o evento, no último dia 18 de setembro. A ideia foi conhecer o perfil das pessoas que frequentaram a  Parada. Para isso, foram respondidos 500 questionários, com margem de erro de ±4,46% e grau de confiança de 95%, extraída a partir de procedimentos estatísticos com base na estimativa de público de 400 mil pessoas que compareceram ao evento.
Realizada pelo Instituto de Pesquisa e Opinião (IPO), a apuração apontou que 73% dos que compareceram à Parada corresponderam ao público-alvo do evento, como lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Os heterossexuais representaram 24%.
Do público que aprovou o evento, a tranquilidade e segurança foram destacadas por 19% das pessoas, seguidas de animação (14%), atrações (12%), organização (12%), liberdade de se expor (11%), chamar a atenção para os problemas dos homossexuais (10%).
A pesquisa mostrou que foram mais de 20 mil visitantes na cidade que vieram de outros estados especialmente para a Parada da Diversidade. Dentre os estados emissores que apareceram com destaque na pesquisa estão Paraíba, Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas, São Paulo, Brasília e Paraná. A grande maioria dos frequentadores, 81%, são residentes do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.
Quase a totalidade dos entrevistados (92%) afirmaram que pretendem retornar no próximo ano para a Parada da Diversidade de Pernambuco. As atrações turísticas mais visitadas na cidade foram a praia de Boa Viagem (48%), Parque Dona Lindu (44%), Bairro do Recife (23%), Marco Zero (16%) e Pátio de São Pedro (12%).
Outros dados da pesquisa:
30% dos entrevistados destacaram que a falta de bares direcionados ao segmento na cidade é a principal dificuldade para o público LGBT. 
38% dos homossexuais que participaram da Parada disseram ter ido pelo apoio ao movimento LGBT.
60% ficaram na cidade durante o dia, sem pernoitar. 15% permaneceu na cidade de 3 a 5 dias.
40% estiveram pela primeira vez na Parada da Diversidade.

Nenhum comentário: