segunda-feira, 10 de outubro de 2011

PF vai intimar envolvidos na exportação de gesso com cocaína

Do G1 PE
Fotos: Divulgação / PF
A Polícia Federal e a Receita Federal anunciaram que vão intimar, nesta segunda-feira (10), todos os envolvidos no processo de exportação de gesso em que foram apreendidos 530 quilos de cocaína. Os depoimentos visam esclarecer em que parte do processo a droga foi incluída no carregamento.
Entre sexta-feira (7) e sábado (8) foi realizada a maior apreensão de cocaína pura em Pernambuco e na Região Nordeste. A droga estava dentro de um dos cinco contêineres vistoriados durante a operação.
A polícia já sabe quem são os responsáveis pela exportação da mercadoria, que tinha como destino final a Europa. Dependendo do grau de participação, os envolvidos poderão ser autuados por tráfico internacional de entorpecentes, cujas penas podem chegar a 20 anos de reclusão.

O superintendente da Receita Federal, Luiz Fernando Teixeira Nunes, em entrevista coletiva concedida nesta manhã, afirmou que a suspeita sobre a carga partiu do confrontamento de dados da empresa e o tamanho da carga. "Foi uma análise de risco direcionada. Constatou-se que o carregamento era incompatível com o porte da empresa. Acionamos a PF e seguimos para Suape, detalhou.
As investigações deram conta de que uma carga de cinco contêineres de gesso estaria saindo do Porto de Suape, tendo como destino um porto na África. A origem da droga ainda é desconhecida. A polícia acredita que a cocaína, encontrada em estado quase puro, seja originária da Colômbia ou Bolívia. "Não sabemos se a quadrilha é de Pernambuco ou se é uma quadrilha internacional. Ainda estamos investigando", disse o superintendente regional da PF, Marlon Jefferson de Almeida. Os nomes dos suspeitos não foram divulgados.
Cão farejador
Foi o cão farejador da PF 'Nauê', da raça pastor alemão, que identificou, dentre os 3.500 sacos vistoriados, 30 que possuíam características diferentes dos demais.
Ao serem abertos foram encontrados, no interior de cada saco de 40 quilos, 15 invólucros com cerca de um quilo de cocaína cada um. Devido à grande inalação de gesso, o cachorro está sob tratamento veterinário.
A carga com os demais sacos de gesso, cerca de 3.470, está lacrada e será aberta durante esta semana. A PF acredita que mais quantidade da droga será encontrada.

Nenhum comentário: