terça-feira, 4 de outubro de 2011

Secretaria do Estado acena com possibilidade para o Parque Mello Verçosa


O parque Antônio Mello Verçosa localizado em Vitória de Santo Antão é o único  atualmente localizado em cidade do interior a possuir um zoológico.
O parque foi inaugurado em 03 agosto de 1950 e batizado com o nome do ex prefeito do município Antônio de Mello Verçosa em homenagem ao grande administrador que foi.
O parque possuía uma grande área verde com parque de diversão e outros atrativos que o tornava ponto de lazer da população de Vitória e região.
Fatores como doação de parte do terreno, urbanização do local e denuncias de maus tratos aos animais fizeram com que o IBAMA interditasse o zôo desde o ano de 2006, impossibilitando-o assim de receber ou doar exemplares de animais.
O Secretário Municipal de Meio Ambiente Severino Roberto desde então procura solução para o problema, uma esperança Surgiu quando a Universidade Federal de Pernambuco Campus Vitória se mostrou interessada no terreno onde surgiu à ideia da mesma ficar com o terreno para o seu centro de pesquisa e transferir o zoológico para outra localidade


Em um encontro sobre gestão ambiental realizado no Município de Gravatá Severino Roberto encontrou o Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do estado Sérgio Xavier que ficou sensibilizado com o problema e prometeu ajudar.
Foi marcado um encontro para a quinta feira próxima passada (29), mas devido ao fato do mesmo está cumprindo agenda fora do País e ao chegar teve compromisso com o governador Eduardo Campos o mesmo não pode comparecer e designou a sua equipe que o substituísse no primeiro encontro.
Compareceu ao Parque Mello Verçosa Silvana Valdevino da Silva, representante da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado e Diretora do Parque Estadual Dois Irmão.
Ao inspecionar o zôo e conferir a documentação foram debatidas as possibilidades de sua transferência.
Foram mostradas três possibilidades: Engenho Bento Velho que foi de imediato descartado por existir uma Pedreira em atividade no local, Monte das Tabocas, no entanto Silvana lembrou que o local é área de preservação ambiental, portanto se tornaria mais difícil e o cedro localizado após a Escola Polivalente.
Silvana orientou Severino Roberto e sua diretoria a elaborar um projeto com o esboço do que seria o novo parque municipal e enviá-lo para ser anexado aos documentos que ela recebeu, foi sugerido também que fosse criado uma parceria entre município, empresas e entidades de ensino para assegurar recursos e proporcionar estágios, pois um local desses gera interesse em diversas áreas alem de veterinária e biologia.
Ao final do encontro Severino Roberto se mostrou satisfeito e com esperanças, pois até agora ele não tinha visto tanto interesse pelo zoológico quanto foi demonstrado por Silvana Valdevino.
Por Orlando Leite

Um comentário:

xina disse...

o que é que carmem lucia tá fazendo aí?
o único mérito dela é ser babona de elias. ta ruim viu.....