terça-feira, 22 de novembro de 2011

Saúde Pública: Venda de suplementos em academias é tema de audiência pública hoje


Do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

A venda ilegal de suplementos alimentares nas academias de ginástica em Pernambuco é o tema de uma audiência pública que acontece hoje na Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O encontro foi proposto pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher, Saúde e Assistência Social, Educação e Cultura da casa e acontece esta manhã no auditório do 6ª andar no anexo I do Palácio Joaquim Nabuco.

As presidentes das comissões na ALEPE, as deputadas Mary Gouveia (PSD), Isabel Cristina (PT) e Teresa Leitão (PT) pretendem questionar os inúmeros casos de intoxicação de jovens e adultos e até de morte, causadas pelo uso dos suplementos e anabolizantes no estado.

O alerta sobre o assunto foi feito pelo Diário de Pernambuco ao expor o caso do estudante Wilson Sampaio Júnior, de 18 anos, que foi encontrado morto dentro do banheiro de casa, na manhã do dia 5 de maio. A família suspeita que o jovem tenha morrido em decorrência do uso do suplemento, que não tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para ser vendido no Brasil, mas está se tornando febre entre pessoas que querem desenvolvimento muscular a curto prazo.


Os pais de Wilsinho afirmam que o produto foi recomendado ao garoto por um professor de educação física e comprado a ele por R$ 180 nas dependências de uma badalada academia de ginástica, na Zona Sul do Recife. Os perigos do uso do Jack3d foram mostrados pelo Diário na edição do último sábado. O produto é usado como estimulante e deve ser ingerido antes dos exercícios físicos. Desmaios, mal-estar, formigamentos, picos de pressão e insônia são alguns sintomas causados em seus usuários. Mesmo assim, a cada dia o produto passa a ser consumido por mais jovens nas academias de alto padrão, o que tem preocupado médicos e especialistas.

Nenhum comentário: