quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Ética a Lissandrus


Em seu livro dedicado a ética, Aristóteles escreveu o seguinte: “Não é, pois, por natureza, nem contrariando a natureza que as virtudes se geram em nós. Diga-se, antes, que somos adaptados por natureza a recebê-las e nos tornamos perfeitos pelo hábito” (Ética a Nicômaco, livro II).

Aristóteles dividiu as virtudes em virtude intelectual e virtude moral. Trataremos aqui da virtude moral quando nos referirmos à virtude.

A todos nós foi dada a capacidade de agir moralmente, o que não quer dizer que todos o façam. Isso afirma Aristóteles quando diz que não é por natureza que possuímos a virtude. Mas é importante atentar que ele também diz que as virtudes não são contra a nossa natureza o que não impede, portanto, que todos possam adquiri-la.
O que Aristóteles quis dizer, em outras palavras, foi o seguinte: todos podem ser virtuosos, basta praticar a virtude. Isso não quer dizer que agir moralmente seja fácil. É aí que entra o hábito. Quanto mais nos habituarmos a agir  moralmente, mais fácil será continuar a agir dessa maneira. O filósofo utiliza como exemplo os arquitetos que “construindo bem, tornam-se bons arquitetos; construindo mal, maus. Se não fosse assim não haveria necessidade de mestres, e todos os homens teriam nascido bons ou maus em seus ofícios”.

Uma verdadeira paulada – trocadilho à parte – no velho ditado “pau que nasce torto, morre torto”. Até porque, para Aristóteles, o “pau” também não nasce torto.

***
Por esses dias, o blog Vitória 1 denunciou uma prática, digamos, nada virtuosa de um outro blog aqui de Vitória. A acusação é contra o blog A Voz da Vitória que, depois de editar (recortar, na verdade) fotos tiradas pelos fotógrafos do Vitória 1 para que a logomarca do blog não aparecesse, postou essas mesmas fotos para ilustrar suas notícias.

O que dizer de tal atitude? No mínimo, lamentável. Um descuido? De maneira alguma, pois há fotos que foram “cortadas” pela metade para que o endereço eletrônico do Vitória 1 não aparecesse. Realmente agiram de má fé. Uma atitude mesquinha, de quem tem mentalidade pequena, e que se pavoneia de ser “o blog de um milhão de acessos”. Medo da concorrência? Não acho. Até porque creio que o Vitória 1, onde esse humilde e eventual colunista escreve, tenha objetivos maiores do que arengas e pseudo competições que não levam a lugar algum.

Voltando a Aristóteles, ele nos ensina que a qualidade dos atos que praticamos é que define nosso caráter. E mais importante ainda é o quanto estamos habituados a determinados atos. Devemos assumir a responsabilidade por nossas atitudes não só quando elas são dignas de elogios. É muito fácil apresentar todas as nossas virtudes e qualidades e omitir-se quanto a nossos erros e defeitos.

O blog A Voz da Vitória não agiu de forma alguma segundo a “virtude”, e esperamos que não se habitue a isso. Da mesma forma que aqui o estamos criticando, não nos negaríamos a elogiá-lo se fosse necessário. Mas não é o caso. A atitude do blog A voz da Vitória é condenável e não condiz com a grandeza que eles acreditam ter. Afinal, ainda segundo Aristóteles, atitudes como essa devem ser censuradas uma vez que “expor-se às maiores indignidades, sem qualquer finalidade nobre ou por um objetivo insignificante é próprio de um homem inferior” (Ética a Nicômaco, livro III).

Por Anderson Francisco

4 comentários:

Luiz Carlos disse...

o blog dá uma verdadeira aula de etica respeito e de educação e o colunista com delicadeza e sabedoria brinda a todos nós com um belo btexto e uma lição de vida.

viva ao V1

Anônimo disse...

Parabéns a vcs sempre vai ter algo ou alguém mas vcs são vencedores e continuem escrevendo assim!

Anônimo disse...

texto perfeito, mesmo não tendo acompanhado toda essa história este texto é uma lição de moral para todos nós.

Anônimo disse...

lamentável.