sábado, 7 de janeiro de 2012

IML do Recife vai mudar de endereço e ficar mais moderno

Carlos Eduardo Santos
Foto: Clemilsom Campos/JC Imagem
Um dos maiores calos da Secretaria de Defesa Social (SDS), o Instituto de Medicina Legal (IML) vai mudar de cara e ganhar mais quatro unidades. Funcionando atualmente em um imóvel antigo e sem infraestrutura em Santo Amaro, no Centro do Recife, o órgão vai se transferir para o Complexo de Polícia Científica, em um edifício moderno de cinco andares que será construído na Rua dos Palmares, no mesmo bairro. No local também funcionará o Instituto de Criminalística.
A informação foi confirmada pelo secretário de Defesa Social, Wilson Damázio. Segundo ele, o complexo vai ser instalado onde funcionava a garagem da empresa CRT e que atualmente serve de estacionamento para viaturas em manutenção. A previsão é que o complexo fique pronto em 2013.
Alvo de críticas constantes pela falta de infraestrutura, o IML também vai ganhar investimentos no interior do Estado. As unidades de Caruaru, no Agreste, e Petrolina, no Sertão, vão mudar de endereço para Complexos de Polícia Científica que serão construídos nessas cidades.
 
“Outras quatro cidades vão ganhar esses complexos: Palmares (Mata Sul), Goiana (Mata Norte), Garanhuns (Agreste) e Salgueiro (Sertão). Os de Palmares e Caruaru já estão em construção e ficam prontos esse ano. Os outros em 2013”, destacou o secretário.
Damázio também anunciou a construção de um laboratório de genética forense, uma demanda antiga no Estado. Atualmente, exames mais elaborados, como DNA para identificação de corpos, são realizados no Estado vizinho da Paraíba.
Segundo o secretário, os equipamentos que serão utilizados no laboratório já foram comprados. O governo do Estado, de acordo com Damázio, adquiriu o terreno ao lado da sede da SDS, em Santo Amaro, para construção do laboratório.
“O projeto está pronto e a licitação deve ser aberta em fevereiro. É uma obra de seis a oito meses, então, deve ficar pronta ainda esse ano”, ressaltou.
Já para o mundial de 2014 – Pernambuco é uma das sedes –, a SDS anunciou a construção de um Centro de Comando e Controle Integrado e de uma Área Integrada de Segurança (AIS) na Cidade da Copa, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife.
No primeiro, de acordo com Damázio, haverá estrutura para monitorar todo o evento através de câmeras, salas de crise e reunião para o governador. Já a AIS vai contar com batalhão da PM, delegacias e unidade da Polícia Científica. O secretário de Defesa Social garantiu que o Centro de Controle e a Área Integrada ficam prontos antes da Copa das Confederações, que deve acontecer em junho do próximo ano.
Jornal do Commercio

2 comentários:

Anônimo disse...

A falta de estrutura é gritante e a olhos vistos. Há um ano tive a infelicidade de estar no IML e pude constatar o descaso com os parentes dos mortos.
Não há espaço para se sentar, tomar uma água, os funcionários não se importam com a dor alheia, os donos e funcionários de funerárias e floriculturas teem acesso aos alojamentos/salas onde estão os cadáveres para exames e os que já foram examinados.
Em suma, todo mundo entra e sai de lá com uma facilidade muito grande. Apenas as famílias que perdem seus parentes teem de passar por inúmeras burocracias e acessos restritos.
É preciso também que além de aparelhagem e infraestrutura, também seja investido em capacitação aos funcionários para um melhor atendimento as famílias; porque o morto já está morto mesmo, mais a família está sofrendo a dor da perda e não há psicólogo, assistente social ou qualquer outro funcionário capacitado para o atendimento efetivo e/ou orientação de procedimentos aos familiares.
Além, minha gente, de o ambiente ser muito pesado. Quem já teve a infelicidade de estar no IML entenderá o que eu estou falando. Antes tarde esta iniciativa do que nunca! Walkíria Araújo.

Pedro Cesar disse...

como sempre o governo aje atrasado