sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

WALKÍRIA ARAÚJO POR ELA MESMA - PARTE 4



15. TRABALHOU EM QUÊ?

Eu tive a sorte de trabalhar com excelentes profissionais, que me ensinaram a trabalhar com gente, me mostraram que não é tarefa das mais fáceis e que não é pra todo mundo.

Eu tenho a firme convicção de que: “Não se constroem casas a partir do teto, elas são construídas com uma base bem sólida e assim se sustentam as paredes, as colunas, o teto e todos os demais componentes. Portanto, a equipe é a base e o líder, o teto”.

Usina Alvorada: comecei na Usina para preencher a grade curricular de estágio e conseguir meu diploma técnico. Só que três meses depois eu assinava meu primeiro contrato de trabalho. Dentre as várias pessoas importantes, estão: Lauro Menezes, Ademir Balanceiro, Micheline Audja e Alberino Alberto Cruz. 

Com eles aprendi a ter postura e equilíbrio profissional. Alberino dizia que: “Devemos ouvir mais e falar menos, foi para isso que Deus nos deu dois ouvidos e uma boca”. Ele falava várias frases de efeito que muito me ajudaram em minha formação profissional.

Bompreço: Idérita Barros, Severo, Wellington Campos e Mônica Leão: Com eles eu aprendi a delegar tarefas, a sempre verificar se o que foi pedido foi de fato realizado e a só passar uma informação depois de saber a fonte. 

Aprendi que a equipe é sempre o reflexo do líder e este deve ser o exemplo pra sua equipe. Que não devemos querer o lugar do nosso chefe, mas o do chefe do nosso chefe. Aprendi que equipe motivada é equipe produtiva. 

Mônica me mostrou a importância de se ter um diploma universitário e a não parar nunca de buscar novos conhecimentos através das leituras e dos estudos. Srº Luíz Fernando: Um carrasco que chamava todo mundo de ‘diabo’. 

Com ele aprendi que quando a coisa anda bem é a equipe quem ganha e que quando a coisa desanda, a culpa é sempre do chefe. Que o líder deve delegar atividades, nunca responsabilidades; porque a responsabilidade é sempre do líder, nunca do liderado. 

Arno: Srº Valério: Aprendi a não sufocar a equipe e a dar liberdade suficiente para ela andar sozinha, mas sempre acompanhando. Valdinere Benone: 

Aprendi a usar planilhas de Excel, a me preocupar com os detalhes e a cumprir prazos. Adriana Cazeira: Aprendi que ser líder é ser receptiva e estar disponível para ouvir a opinião da equipe e encontrar soluções que sejam do interesse da maioria e não ser rígida no sentido de que ‘o chefe sempre sabe tudo’, porque ele não sabe.

16. RELIGIAO QUE É DEUS PARA VOCÊ?

Religião é uma forma de se RE LIGAR há alguns laços. Tive formação católica e até os meus 15 anos pensava em ser freira (até me apaixonar e desistir da vida religiosa). Mas acredito que independente desta ou daquela denominação religiosa, necessitamos de uma orientação espiritual. 

Você não precisa ‘morar’ dentro de uma Igreja pra encontrar a Deus; porque Ele está nos pequenos gestos, nas pequenas atitudes, no sorriso de uma criança, numa brisa leve que te toca o rosto, nas ondas espumantes do mar, num animal ou planta que te fornece o alimento.

É possível encontrar a Deus em qualquer lugar, desde que você O permita entrar. Com tantas cobranças e ganâncias de um mundo moderno e em ritmo acelerado, às pessoas estão se esquecendo de se dar um tempo, de se permitir, de se conhecer em meditação, de se aproximar de outras pessoas em busca de um conforto espiritual. 

Estamos numa eterna busca e muitas vezes nem sabemos o que buscamos. Deus é um Ser Supremo e está acima do bem e do mal. Padre Marcelo Rossi diz que: “Chegamos a Deus por dois motivos: pela dor ou pelo amor”. Eu concordo e acho que pela dor nos aproximamos ainda mais Dele.

17. O QUE ACHA DO HOMOSSEXUALISMO?

Assunto polêmico esse, mas não fugirei. Eu diria que não é a ordem natural das coisas, uma vez que o homem foi feito para a mulher e a mulher para o homem. Mas temos o ‘dever de respeitar’ e conviver pacificamente com as ‘diferenças’. 

O que eu não acho legal é ‘forçar a barra’ como alguns fazem, por exemplo: se travestir, tirar o órgão genital, mudar o nome, se afeminar demais, querer ser ou achar que é mais mulher do que as próprias mulheres são. Mas a postura deve ser mantida em qualquer lugar e em todas as ocasiões. 

Os que não se respeitam ou ainda não se deram conta do valor que tem, as pessoas (homens principalmente), avacalham e é isso que a gente vê nas ruas, o desrespeito às diferenças.

Parto do princípio de que: “Cada um sabe o que é melhor para si”. Mas acho que ‘não precisa apelar’. Conheço homens que se vestem como homens e mulheres idem, que pagam suas contas e seus impostos, são pessoas de bem e nem por isso eu vou me afastar ou deixar de gostar delas por causa de sua opção sexual. 

Se homossexualismo é ou for uma coisa prejudicial, prejudicará apenas a eles e aos seus parceiros; e mais, o que acontece com um casal entre quatro paredes só interessa a eles; se foi bom ou se não foi, as sensações e os problemas serão deles e não meus. Também não concordo que seja doença, pra mim é uma opção de vida. É por isso que existe o ‘livre arbítrio’ para que cada um possa ‘fazer’ suas próprias ‘escolhas’ e ‘ninguém’, exceto Deus, tem o ‘direito de julgá-los’. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Walkíria fico muito feliz em ter tido você como minha auxiliar, sei da energia com que você se doa para fazer um trabalho bem feito e isto é característica de pessoas determinadas, que sabem trabalhar em equipe e que amam o que fazem. Seja muito feliz minha menina. Severo.