sábado, 18 de fevereiro de 2012

CORAL EDGAR MORAES, FORMADO POR MULHERES, COMPLETA 25 ANOS EM 2012

Do Diário de Pernambuco



imagem: fernandomachado.blog.br
Não existem apenas frevos na herança deixada para a posteridade pelo compositor pernambucano Edgard Moraes - autor de Valores do passado. O Coral que leva seu nome e é formado por suas filhas, netas e sobrinhas dele completa 25 anos em 2012 e começa a gravar um disco comemorativo logo após o carnaval.

O CD, que teve projeto aprovado pelo Funcultura, já tem data de lançamento marcada: será no dia 1º de novembro, o Dia do Frevo de Bloco, celebrado em homenagem ao nascimento do artista. No repertório, além de frevos tradicionais e outros desconhecidos do público, estão chorinhos e valsas.

“Não será um trabalho restrito ao carnaval, mas algo com qualidade nos arranjos, com músicas para se ouvir o ano todo. Vamos propor novos arranjos para clássicos do nosso frevo, além de mostrarmos canções inéditas de meu avô e outros compositores”, revela Valéria Moraes, neta de Edgard e uma das guardiãs de seu legado.

Ela adianta duas composições que estarão no projeto: Cadê Lelê?, de Maurício Cavalcanti e Marcelo Varela, homenagem aos 80 anos da atriz e presidente da Cepe, Leda Alves, além de Quem sou eu pra te esquecer, de Getúlio Cavalcanti, que ficou em 1º lugar na categoria frevo de bloco no Festival de Música Carnavalesca da Prefeitura do Recife.
Durante o período de Momo, está bem agitada a agenda das sete integrantes do Coral Edgard Moraes, acompanhadas por uma orquestra com 17 músicos regida pelo maestro Marco César.

Elas se apresentam no sábado (18), na Praça do Arsenal, no Encontro de Blocos Líricos. No domingo (19), chegam a Nova Descoberta e na segunda-feira (20), à Praça do Marco Zero. Na terça-feira (21), finalizam os shows em João Alfredo. O grupo se mantém de forma independente e intensifica os ensaios na casa onde morou Edgard Moraes, no bairro de Campo Grande, quando o carnaval se aproxima.

“Estamos tentando preservar o que ele criou e dar continuidade, passando os ensinamentos dele de geração para geração”, comenta Valéria, 42 anos, casada com Marco César e mãe de Moniquinha, 4 anos, apaixonada por carnaval.

O grupo foi fundado há 25 anos, mas as mulheres da família Moraes já se reuniam para cantar bem antes disso. Durante 13 anos, fizeram parte do Bloco das Ilusões. A mais experiente do coral é Iraçaíra Moraes, 68 anos. A mais nova, Ana Dulce Chacon, completou 40.

Nenhum comentário: