domingo, 19 de fevereiro de 2012

DOMINGO É DIA DE FOLIA COM OS PAPANGUS DE BEZERROS

Do NE10
imagem: ne10.uol.com.br
Domingo de Carnaval (19) é dia de pegar a estrada rumo a Bezerros, cidade do Agreste pernambucano, a 107 quilômetros do Recife. Neste dia, o município de 60 mil habitantes se mascara e passa a ser a Capital dos Papangus.

As figuras que um dia já meteram medo, agora garantem a animação de um dos carnavais mais tradicionais do Estado. A programação traz ainda três polos com shows de ritmos variados, com direito a Cylene Araújo, Forró Rei do Cangaço, Nena Queiroga e Sandra de Sá.

Não há uma versão oficial para o início da tradição dos Papangus. O que é certo é que hoje esses mascarados são sinônimo de muita alegria. Na cidade, há duas histórias que circulam pelas ruelas.

Contam que tudo começou em 1905, quando um grupo de amigos mascarados resolveu sair, sob anonimato, para visitar vizinhos e amigos, comendo e bebendo livremente. Eles só podiam tirar as máscaras se fossem descobertos. Como nessa época, era comum que as famílias visitadas servissem angu, uma comida nordestina a base de fubá e leite de coco, os esfomiados brincantes eram chamados de paga-angu, expressão que deu origem aos nossos alegres papangus.

Outra versão, remonta aos tempos da escravidão no Brasil. Os negros escravos aproveitavam o carnaval para se cobrir por inteiro e, irreconhecíveis, terem acesso à Casa Grande, ondem se fartavam como nunca, torcendo para nunca serem identificados.

Mas ainda há uma terceira possível origem, essa ligada a uma tradição da Igreja Católica. No Dicionário do Folclore Brasileiro, Luís da Câmara Cascudo informa que:
"O termo papangu vem de uma espécie grosseira, assim apelidada, e que, à espécie de farricoco (encapuzado que acompanhava as procissões de penitência tocando trombeta de vez em quando), tomava parte nas extintas procissões de cinzas, caminhando a sua frente, armado de um comprido relho (chicote de couro torcido), com que ia fustigando o pessoal que impedia a sua marcha".

Hoje o início da brincadeira pouco importa. Quem vai a Bezerros quer aproveitar a folia. Mas é preciso pegar o quanto antes a BR-232 e seguir em direção ao Centro da cidade porque a festa começa logo cedo por lá.

Os cinco blocos da principal manhã de Carnaval começam às 10h. O Bloco do Urso Pão se concentra em frente ao Posto 1, na loja Nathali. Já o Vou Papa...Seu Angu, parte da Praça São Sebastião. O Bloco dos Pagangus garante a festa a partir da Avenida Jordão Joaquim Santos, enquanto o Ozzz Carcará estão na Rua Dr. José Maria. Por fim, A Turma da Jussara parte da Fábrica para garantir uma manhã de domingo pra lá de animada.

Quem prefere os shows também tem pouco tempo para curtir a ressaca do sábado, porque a programação nos polos da cidade começa às 9h, no Polo Cultural, com a Orquestra Made in Brasil. Em seguida, apresentam-se Cylene Araújo (11h), Orquestra Metais e Maestro Lima Neto (13h), Orquestra Capital do Frevo (15h), Marcelo Pernambucano (17h) e Orquestra Amarula (19h).

No Polo Forró do Papangu, Zezé e Zezita começam a festa às 10h. Ao meio-dia tem Tamborete de Forró, seguido por Baião Mania (14h), Zé Edvaldo e Regional (16h), Forró Rei do Cangaço (18h) e Trio Passarinho (19h30).

O Polo Principal recebe às 10h, Ed Carlos. Charles Teony chega ao meio-dia, seguido por Nena Queiroga, às 14h, Sandra de Sá, às 15h30, Som da Terra, às 17h30, Vanio Bahia, às 20h, e Banda Pinguim, às 22h30. A programação na cidade segue até a Quarta-Feira de Cinzas.

Nenhum comentário: