terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Projeto Resgatando cidadania volta à Vitória de Santo Antão


O blog via expressa de notícia foi recebido na manhã do último sábado (04), pelo coordenador do Projeto Resgatando Cidadania, desenvolvido pelo Governo do Estado de Pernambuco através da Secretaria de Defesa Social (SDS).
Segundo Luiz Alberto, coordenador do projeto que foi realizado nas dependências da Escola de Referência de Ensino Médio José Joaquim da Silva Filho - (Escola Polivalente da Vitória de Santo Antão), 45 pessoas de vários órgãos foram envolvidas nesse projeto da SDS, citando como exemplo Defensoria Pública do Estado e Secretaria de Defesa Social e Direitos Humanos do Estado de Pernambuco, Instituto Tavares Buril, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e outros.
Luiz explicou que em dezembro de 2011 o projeto atendeu mais de 500 pessoas, sendo emitidas 300 cédulas e identidade, certidões de nascimento e serviço de assessoria jurídica. Também foram prestados serviços de aferição de pressão, corte de cabelo, e limpeza de pele. Devido à demanda ter sido superior ao esperado foi assumido um compromisso com a comunidade vitoriense que de primeira ação de 2012 da secretaria de defesa social seria em Vitória de Santo Antão.
 Retornando para cumprir o compromisso que assumido no dia 19 de dezembro de 2011 foram trazidas 300 Cédulas de Identidade, 100 Certidões de Nascimento, 100 Carteiras de Trabalho. A defensoria pública ofereceu a população serviços de solicitação de pensão alimentícia, retificação de nome no registro de nascimento e homologação de divorcio.  
“Às vezes as pessoas querem se divorciar e não tem recursos para contratar um advogado e a Defensoria Pública oferece gratuitamente esses serviços”, pontuou Luiz.
Como no mês anterior o Corpo de Bombeiros esteve presente no local onde ofereceu palestras sobre prevenção de acidentes, combate a incêndio no lar, cuidados que se deve ter com panelas de pressão, medidores de gás e mangueiras condutoras.
“Nossa meta esse ano no Estado é emitir gratuitamente 50.000 carteiras de identidade para a população pernambucana, esse é o único projeto do estado que emitem todas as vias da identidade gratuitamente (o normal é apenas a primeira ser gratuita)”, esclareceu o coordenador.
Finalizado Luiz Alberto informou que alguns bairros da Vitória de Santo antão estão dentro do Projeto Governo Presente que esta se expandindo para 16 áreas no estado e especificamente haverá um retorno em junho para contemplar as comunidades do Iraque, Jardim Ipiranga e Doutor Alvinho.
Veja algumas fotos:











Por orlando Leite

Nenhum comentário: