sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

PENSAMENTO DO DIA:


imagem: annapaulaolifer.blogspot.com


“A gente sabe quando está no caminho errado quando tudo o que tentamos, por mais planejado e objetivo que tenha sido feito, as coisas não acontecem ou quando acontecem, saem de um jeito totalmente diferente do que foi planejado por nós. Mas é exatamente neste momento, quando achamos que tudo saiu errado, que está a significação da mão de Deus, trabalhando a nosso favor em seu infinito mistério e sabedoria.”  Walkíria Araújo

3 comentários:

catolicos sempre disse...

Sera que é errado usar biquíni?

Estudantes do sexo masculino da Universidade de Princeton recentemente participaram de estudos sobre como o cérebro masculino reage ao ver as pessoas usando diferentes quantidades de roupa. Os voluntários foram colocados em um scanner cerebral e foram mostradas a eles fotografias de mulheres de biquíni, bem como homens e mulheres vestidos com modéstia por uma fração de segundos.

Quando os jovens viram a mulheres seminuas, a parte do cérebro associada com o uso de ferramentas iluminou. Mesmo que algumas das imagens fossem mostradas por apenas dois décimos de segundo, as fotos mais facilmente lembradas eram as de mulheres de biquíni com as cabeças cortadas das fotos!

O objetivo da pesquisa, de acordo com Susan Fiske, professora de psicologia na Universidade de Princeton, foi analisar a forma em que as pessoas vêem os outros como um meio para um fim. Os resultados da pesquisa foram apresentados durante a reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência, realizada em Chicago.



Pesquisadores também descobriram que, quando alguns dos homens viram mulheres seminuas, o córtex pré-frontal medial foi desativado. Esta é a região do cérebro associada com a análise de pensamentos de uma pessoa, intenções e sentimentos. Fiske comentou: "É como se eles estivessem reagindo a essas mulheres como se elas não fossem completamente humanas." Ela acrescentou: "É um estudo preliminar, mas é consistente com a idéia de que eles estão respondendo a estas fotografias como se estivessem respondendo a objetos ao em vez de pessoas."

Ela considerou esta descoberta chocante, porque "A falta de ativação nesta área de cognição social é realmente estranha, porque quase nunca acontece." Pesquisadores tinham testemunhado uma ausência tão desumana de atividade cerebral apenas uma vez antes, durante um estudo onde às pessoas eram mostradas imagens de viciados em drogas e pessoas desabrigadas.


Outro estudo realizado com estudantes de graduação na Universidade de Princeton descobriu que quando aos homens são mostradas imagens de mulheres em biquínis, eles associam as mulheres com verbos na primeira pessoa, como "eu empurro", "eu seguro" e "eu agarro." Quando mostradas imagens de mulheres modestamente vestidas, os homens associaram as imagens com as formas de terceira pessoa dos verbos, como "ela empurra", "ela manipula" e "ela agarra". Em outras palavras, as mulheres completamente vestidas eram vistas como estando no controle de suas próprias ações, enquanto que as indecentes estavam mais vulneráveis.

catolicos sempre disse...

Embora os cientistas tenham ficado surpresos com esses achados, a noticia não virá como um choque para aqueles que conhecem as origens do biquíni. Seu inventor foi um francês chamado Louis Reard, que trabalhou para o negócio de sua mãe: lingerie. Quando ele criou o primeiro traje de banho de duas peças em 1946, ele teve que contratar um stripper para a estréia das roupas, porque nenhuma modelo estava disposta a usá-lo na pista. Afinal, que tipo de mulher iria usar calcinha em público apenas porque se tornou à prova d'água? Mais de meio século atrás, estas modelos francesas tinham como certo o que os cientistas de hoje de Princeton acharam surpreendente.



A Dra. Alice Von Hildebrand comentou certa vez: "Se as meninas fossem informadas sobre o grande mistério confiado a elas, sua pureza seria garantida. A reverência que teriam em relação a seus próprios corpos, inevitavelmente, seria percebida pelo outro sexo. Homens têm talento para a leitura da linguagem corporal das mulheres, e não é provável que se arrisquem a humilhação quando a recusa é certa."

Assim como biquínis fazem com que os cérebros de alguns homens ignorem as intenções de uma mulher e seus pensamentos, a modéstia faz exatamente o oposto. Ela convida os homens a considerarem quanto uma mulher tem para oferecer. Se biquínis objetivam as mulheres, a modéstia as personaliza. Assim, as mulheres que desejam ser levadas a sério pelos homens podem querer reconsiderar o poder de modéstia. Seu propósito não é esconder a mulher. Muito pelo contrário! A mulher modesta não está se escondendo dos homens, ela está revelando a sua dignidade a eles.

Nada na terra se aproxima da beleza da mulher. Por esta razão, a pergunta deve ser feita às mulheres: "Como você vai usar sua beleza?" Papa João Paulo II afirmou que a dignidade e o equilíbrio da vida humana em qualquer momento da história e em qualquer lugar depende de quem o homem será para as mulheres, e quem as mulheres serão para os homens. Então, quem você será para os homens?
Se as mulheres tornaram-se objetos nas mentes de muitos homens, o que pode ser feito para restaurar os corações e mentes de ambos? Se o mundo está próximo de ver o ressurgimento de valores, da modéstia e do cavalheirismo, isto vai exigir que tanto os homens quanto as mulheres façam um inventário de seus próprios corações, para examinar o que eles tornaram-se um para o outro.

[O original pode ser encontrado no www.castidade.com]

catolicos sempre disse...

Há quem diga que até mesmo o maiô seria impudico e, de fato, alguns até acho que são mesmo. Afinal, os maiôs cavados que vemos por aqui não ajudam muito a guardar o pudor. Entretanto, estes exemplos da Lime Ricki são uma alternativa muito boa. Reparem como o bumbum fica totalmente tampado. É bem diferente dos modelos que vemos hoje no Brasil. Acho que a Lime Ricki entrega no Brasil e não achei os preços apertados, tendo em vista que um maiô aqui se encontra por uns 70 ou 80 reais.
Se preferir, use um maiô cavado mesmo, mas com uma bermudinha de tactel por cima, o pano seca rápido.

“Já que a roupa é considerada em relação ao problema do pudor e do impudor, talvez seria proveitoso considerar o seu papel funcional. Pois, assim como há certas situações objetivas, nas quais até a total nudez do corpo não é impudica, porque a função própria desta nudez não é provocar nenhuma reação a respeito da pessoa como objeto de uso, assim também com certeza há várias funçnoes das várias maneiras de vestir-se ligadas `a parcial ou total nudez do corpo, por ex., no trabalho físico, durante o calor, no banho, perante o médico. Tratando-se de qualificar moralmente a maneira de vestir-se, é preciso partir da variedade de funções, `as quais a roupa deve servir. Não deve considerar-se impudica a pessoa que usa determinada roupa, mesmo que apareça a nudez parcial, se realiza uma função objetiva. No entanto, seria impudico o uso de tal roupa for a de sua própria função, e assim também deve ser percebido. Por exemplo: não é contrário ao pudor tomar banho de maiô, mas sê-lo-ia usá-lo na rua ou na avenida.” (Amor e responsabilidade, Beato João Paulo II)