segunda-feira, 25 de junho de 2012

Centros interligarão imprensa do Interior


Foto: Rogério França

Os veículos de comunicação do interior do Estado enfrentam inúmeras dificuldades para difundir a informação entre os municípios interioranos, problemas que passam, principalmente, pela falta de uma estrutura necessária para a execução do trabalho do comunicador. Pensando em oferecer melhores condições de produção para jornalistas e radialistas, a Revista Total está montando Centros Integrados da Imprensa do Interior de Pernambuco (Cinimipe), que funcionarão como sucursais instaladas em cidades polos do Estado. Serão 18 no total. Elas terão como central o Cinimipe de Vitória de Santo Antão, que deverá ser inaugurado em 30 dias. A previsão é de que todas estejam em pleno funcionamento em até 36 meses.

De acordo com o diretor-presidente da revista Total, Marcelo Mesquita, a Central será mantida pela revista e pelo Portal de Notícias G20Total e os demais Cinimipes por dez patronos, através de parcerias com governos, empresários e políticos. “Eles terão espaço publicitário na Total, para isso vamos aumentar 40 páginas na revista”, disse. Mesquita afirmou ainda que o principal objetivo da iniciativa é, além de melhorar a estrutura e, consequentemente, a qualidade da transmissão das informações, interligar os 158 veículos de comunicação existentes no interior, entre jornais, revistas, blogs, rádios comunitárias, entre outros espaços de mídia. “Os veículos não precisarão pagar nada para utilizar o espaço. A única exigência é que ele precisa se cadastrar”, afirmou. Os Cinimipes contam com a parceria da Associação de Imprensa de Pernambuco (AIP).

A Revista Total existe há oito anos. Nasceu semestral, se tornou trimestral, bimestral e finalmente mensal. “Estamos com planos de torná-la quinzenal. Além disso, temos o projeto de montar um parque gráfico próprio, que poderá ser utilizado, inclusive, pelos veículos cadastrados nos Cinimipe”, afirmou Mesquita. A publicação circula com uma tiragem de 80 mil exemplares, que são distribuídos gratuitamente – apenas 2% são vendidos nas bancas – em empresas, prefeituras, secretarias de governo, entre outros locais. “Temos como principais parceiros o empresário Armando Monteiro Filho, o Real Hospital Português (RHP) e o Spettus. Mensalmente, a unidade do restaurante no Derby abrigará o prêmio Personalidade Estadual”, concluiu.

Da Folha PE

Nenhum comentário: