quarta-feira, 6 de junho de 2012

IFPE iniciou campanha contra a dengue nesta terça-feira


O mosquito Aedes aegypti mede menos de um centímetro e é relativamente fácil de ser identificado: tem cor café ou preta e listras brancas no corpo e na perna. Porém, não é nada fácil combater a dengue. Somente entre os meses de janeiro e a abril de 2012, foram registrados 286.011 casos confirmados da doença em todo Brasil, e Pernambuco foi um dos sete estados que apresentaram alta no número de confirmações em relação ao mesmo período do ano passado. Para ajudar a reverter esse quadro, o IFPE lançou, nesta terça-feira (05), a campanha “IFPE unido na luta contra a dengue”.

Promovida pela Comissão para Prevenção da Dengue no IFPE, a campanha acontecerá, simultaneamente, em todos os campi do Instituto e promete envolver estudantes e servidores no combate e na prevenção à doença. No campus Vitória de Santo Antão, a programação teve início pela manhã, com uma oficina ministrada por agentes ambientais de saúde da secretaria municipal de saúde de Vitória de Santo Antão. 

Em seguida, houve exibição de vídeo, apresentação de trabalhos e de um cordel sobre a dengue.
À tarde foi realizada mais uma oficina e, sem seguida, a “Gincana contra a Dengue”, na área da Agroindústria. Com o objetivo de atingir todas as turmas dos cursos integrados, foram sorteados, de cada uma delas, cinco alunos, que poderão atuar como multiplicadores no campus e em casa.



SAIBA MAIS - A dengue é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus que possui quatro sorotipos (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). É transmitida através da picada do mosquito Aedes aegypti infectado. A doença é mais comum em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. A forma clínica clássica caracteriza-se pelos seguintes sintomas: febre alta com duração de dois a sete dias; dor de cabeça; dor no corpo e nas juntas; dor atrás dos olhos; manchas vermelhas pelo corpo.

Caso a pessoa apresente esses sintomas, deve-se procurar imediatamente um médico. Para saber mais sobre a doença acesse: 


Confira aqui cartilha interativa sobre a dengue, elaborada pelo Ministério da Saúde.

 * Portal do IFPE /Com informações do Ministério da Saúde

Nenhum comentário: