segunda-feira, 11 de junho de 2012

Três municípios recebem recomendações do novo piso do magistério


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu mais três recomendações que tem como objetivo fazer com que os municípios do Estado façam o reajuste do piso salarial dos professores do magistério público que cumprem 40 horas semanais de trabalho. Desta vez, são os prefeitos de Vertente do Lério, Casinhas e Surubim, localizados no Agreste, que terão 60 dias para adotar o novo salário, de R$ 1.451 e 90 dias para fazer o pagamento do valor retroativo a janeiro. 
O responsável pelas recomendações é o promotor de Justiça Garibaldi Cavalcanti Gomes da Silva. Com esta atuação, o MPPE soma 61 recomendações para o pagamento do novo piso.

Em 2012, o Ministério da Educação (MEC) fixou o reajuste do magistério público em 22,22%. O aumento é feito anualmente e corresponde à variação do valor mínimo por aluno que é definido nacionalmente pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

A cobrança pelo reajuste salarial dos professores de Pernambuco segue uma recomendação do procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon de Barros, expedida no começo do mês de março, que solicita aos promotores de justiça que fiscalizem o pagamento pelas prefeituras nos municípios onde atuam.

Ao final dos prazos, os prefeitos devem encaminhar à Promotoria de Justiça, tanto a comprovação de que o novo piso foi adotado quanto a de que o valor referente ao retroativo foi devidamente pago. Se a recomendação for desrespeitada, os gestores podem responder a processo judicial por improbidade administrativa.
Portal do MPPE

Nenhum comentário: