terça-feira, 9 de outubro de 2012

Fundarpe encerra dia 25 inscrições para Patrimônio Vivo


Do JC Online

Faltam 15 dias para terminar o prazo de inscrições do 8º Concurso Público do Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco. Os interessados têm até 25 de outubro para fazer a candidatura, na Diretoria de Preservação Cultural da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

De acordo com o historiador Luiz Henrique da Costa Santos, assessor técnico da Diretoria de Preservação Cultural, a indicação deve ser feita por uma entidade privada sem fins lucrativos ou por instituições públicas. Não são aceitas candidaturas de pessoa física.

As entidades, diz ele, devem ser ligadas à preservação e promoção de atividades culturais, com mais de dois anos de atuação comprovada. Cada entidade ou instituição só pode indicar um candidato – uma pessoa ou um grupo cultural. No formulário de inscrição, o proponente justifica o pedido.

Todo ano, a Fundarpe escolhe três novos patrimônios vivos de Pernambuco. O contemplado recebe uma bolsa mensal, no valor de R$ 968,05 (pessoa física) e R$ 1.936,10 (grupo cultural). “É um incentivo para a realização e perpetuação do trabalho que eles desenvolvem”, diz Luiz Henrique.

Além de direitos, o patrimônio vivo tem deveres, previstos na Lei nº 12.196, que cria o registro de patrimônio imaterial. Um deles é participar de atividades da Fundarpe e da Secretaria de Cultura do Estado para transmissão dos saberes, quando convidados. Podem ser aulas espetáculo ou oficinas.

Pernambuco tem 27 patrimônios vivos, entre eles a cirandeira Lia de Itamaracá, o cineasta Fernando Spencer, a circense Índia Morena, o xilógrafo J. Borges, o ceramista mestre Nuca, o maestro Duda, a Banda Curica de Goiana (mais antiga do Brasil), o Maracatu Leão Coroado e o Homem da Meia Noite, da cidade de Olinda.

Mestre Salustiano, Ana das Carrancas e Canhoto da Paraíba, falecidos em 2008, foram contempladas com o título, instituído em 2002. Mais informações, formulário de inscrição e o regulamento do concurso podem ser obtidos no endereço http://patrimonioepreservacao.blogspot.com.br//patrimonioimaterial@gmail.com.

As inscrições para o 8º Concurso do Registro de Patrimônio Vivo de Pernambuco começaram dia 10 de setembro. Dúvidas são esclarecidas no horário das 9h às 14h na sede da Fundarpe, localizada na Rua da Aurora, 463/469, Boa Vista, Centro do Recife. Basta procurar a Diretoria de Preservação Cultural, no segundo andar.

Nenhum comentário: