quinta-feira, 4 de outubro de 2012

No Recife, Datafolha aponta que 18% dos eleitores ainda estão indecisos

 Foto: Reprodução TV Globo


A quinta pesquisa do Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (4), mostrou que 79% dos eleitores do Recife estão decididos quanto ao candidato em quem irão votar no próximo domingo (7). No entanto, 18% ainda se mostram indecisos e podem mudar de opinião; 3% não souberam responder.

Entre os eleitores de Geraldo Julio, 85% declararam-se totalmente decididos. Já o índice de decisão dos que votam em Daniel Coelho é de 80%. Entre os eleitores de Humberto Costa, 77% se declaram decididos. Responderam que ainda podem mudar de opção: eleitores de Humberto Costa (21%), eleitores de Geraldo Julio (13%) e eleitores de Daniel Coelho (19%).

Dos entrevistados que ainda podem mudar de opinião até o dia da eleição, 31% citam o candidato Geraldo Julio como uma segunda opção de voto. Daniel Coelho teria 22% e Humberto Costa 17%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S. Paulo".
A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 3 de outubro. Foram entrevistadas 1.277 pessoas na cidade do Recife. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), sob o número PE-00216/2012.

Na intenção de voto espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados, o candidato do PSB segue como o mais citado, com 33% para o candidato Geraldo Julio. Daniel Coelho é citado por 20% (teve 17% na anterior) e Humberto Costa é lembrado por 11%, índice que se mantém desde a pesquisa anterior.

Veja os números completos para a pesquisa espontânea:

Geraldo Julio (PSB) - 33% das intenções de voto
Daniel Coelho (PSDB) - 20%
Humberto Costa (PT) - 11%
Mendonça (DEM) - 2%
Candidato do PT - 1%
João da Costa (PT) - 0%
João Paulo (PT) - 0%
Outras respostas - 3%
Em branco/nulo/nenhum - 6%
Não sabe - 24%

Pesquisa estimulada

A três dias da eleição, o candidato do PSB, Geraldo Julio, lidera a disputa pela Prefeitura do Recife. O candidato do PSB agora tem 41% das intenções de voto (tinha 42% na pesquisa anterior, no dia 27 de setembro). O tucano Daniel Coelho passou de 22% para 26%. O senador Humberto Costa (PT), apresentou 16% no levantamento atual (tinha 17% no anterior).

Mendonça (DEM) atinge 4% das citações (tinha 5%). Edna Costa (PPL), Jair Pedro (PSTU), e Roberto Numeriano (PCB), têm 1% de intenção de voto cada. Douglas Sampaio (PRTB) não chegou a 1% das intenções. Declaram que pretendem votar em branco ou nulo 5% (era 6%) e 4% estão indecisos (era 5%).

Veja os números completos:

Geraldo Julio (PSB) - 41% das intenções de voto
Daniel Coelho (PSDB) - 26%
Humberto Costa (PT) - 16%
Mendonça (DEM) - 4%
Edna Costa (PPL) - 1%
Jair Pedro (PSTU) - 1%
Roberto Numeriano (PCB) - 1%
Douglas Sampaio (PRTB) - 0%
Branco/nulo/nenhum - 5%
Não sabe - 4%

Segundo turno

O Datafolha fez duas simulações para o segundo turno. Em ambas, Geraldo Julio ganharia e teria mais de 50% dos votos. A primeira simulação foi entre ele e Humberto Costa. Geraldo ganharia com 59% contra 29% de Costa. 10% votariam em branco/ nulo/nenhum e 3% mostraram-se indecisos.
Na segunda simulação os candidatos foram Geraldo e Daniel Coelho. Geraldo teria 52% das intenções contra 37% de Coelho. Votariam em branco ou anulariam o voto 7% e 3% não souberam responder.

Rejeição

O Datafolha também analisou a rejeição aos nomes dos candidatos a prefeito do Recife. Entre os entrevistados, 42% disseram que não votariam em Humberto Costa e outros 36% também não escolheriam Mendonça . 

O nome de Jair Pedro foi citado por 31% dos eleitores. Edna Costa ficou com 28%; Douglas Sampaio, 25%; Roberto Numeriano, 22%; Daniel Coelho, 20% e Geraldo Julio, 18%. Entre os eleitores, 5% disseram não rejeitar nenhum dos candidatos e 4% rejeitaram todos. Preferiram não responder a pergunta 5% dos entrevistados.

Do G1 PE

Nenhum comentário: